Foz do Iguaçu ganha conexão aérea direta com Montevidéu, no Uruguai

WhatsApp
Facebook
Autoridades, executivos e representantes do trade turístico inauguraram novo voo em Foz (Foto: Gilson Abreu/AEN)

Estreia do segundo voo internacional do município ocorreu na tarde desta terça-feira (20)

A volta do turismo de estrangeiros no Destino Iguaçu ganhou um impulso no mês de dezembro, com a chegada da segunda rota internacional no Aeroporto de Foz do Iguaçu. A Azul Linhas Aéreas estreou nesta terça-feira (20), com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior, do ministro Alfredo Saschida (Minas e Energia) e do secretário Municipal de Turismo, Lourenço Kuerten, um voo direto para Montevidéu, capital do Uruguai. No início do mês, a JetSMART retomou os voos semanais para Santiago, no Chile.

A chegada do segundo voo no aeroporto internacional é resultado do esforço do poder público em parceria com a iniciativa privada, ressaltou Ratinho Junior. A rota terá duas operações semanais com partidas para a capital uruguaia nas terças-feiras às 13h35 e previsão de chegada às 15h35. 

O voo de volta será no mesmo dia, com decolagem às 16h35 e previsão de chegada ao Destino Iguaçu às 18h35. Aos sábados, a partida de Foz do Iguaçu será das 12h55 com chegada às 14h55, e retorno de Montevidéu às 15h55 e chegada às 17h55.

Na inauguração do voo, o governador lembrou os investimentos públicos que têm contribuído com a expansão da malha viária, como a Ponte da Integração Brasil-Paraguai, a Perimetral Leste e a duplicação da Rodovia das Cataratas, além das obras de extensão da pista do Aeroporto Internacional, ações essenciais para o desenvolvimento do turismo. “Foz do Iguaçu é um dos principais destinos de turistas estrangeiros, mas não tinha mais voos para fora nos últimos anos”.

(Foto: Gilson Abreu/AEN)

Recuperação vigorosa

“Com muito planejamento, estamos mudando essa realidade e damos agora um grande passo nessa retomada das rotas internacionais. A nossa Terra das Cataratas está cada vez mais conectada com outros países a América do Sul e de outros continentes”, ressaltou. Para o prefeito Chico Brasileiro, o início da operação do novo voo só incrementa o “momento vigoroso” do turismo de Foz do Iguaçu. 

“Teremos um final de ano que só víamos antes da pandemia e 2023 será um ano de fartura para as mais de 50 atividades envolvidas com o turismo”, prospectou. Nos últimos anos, lembra Chico Brasileiro, o Destino Iguaçu recebeu novos e impactantes atrativos como a roda gigante de 88 metros próximo ao Marco das 3 Fronteiras e nova ponte da Integração que é estaiada, o espetáculo de águas e luzes do Wonder Park e o Movie Cars, o Centro de Falcoaria do Dreams Park Show, além de melhorias e ampliações da rede hoteleira.

Leia também

O ministro de Minas Energia, Alfredo Saschida, também acompanhou o início da rota e destacou a parceria entre os governos do estado e federal através da Itaipu Binacional, que está investindo R$ 1 bilhão para melhorar a infraestrutura da região. “Esse trabalho conjunto, que está tirando do papel a segunda ponte de Foz e regulamentando a ampliação da pista do aeroporto faz com que o Paraná tenha a melhor infraestrutura rodoviária e aeroportuária do Brasil”, salientou.

Esforço conjunto

O diretor de Relações Institucionais da Azul, Fábio Campos, disse que o voo entre Foz do Iguaçu e Montevidéu é muito importante para a companhia. “Nós começamos essa operação internacional justamente por causa da parceria com o Governo do Estado e a concessionária, que viabilizaram a infraestrutura e o apoio necessário”, ressaltou. “O potencial da cidade é tão grande que colocamos outros quatro voos para o Nordeste partindo de Foz, até Recife, Natal, Porto Seguro e Maceió. Eles começaram no sábado”.

Concessionária responsável pela operação de quatro aeroportos no Estado (Afonso Pena, Foz do Iguaçu, Londrina e Bacacheri, em Curitiba), a CCR prevê que mais de mil pousos e decolagens devem ser operados somente no aeroporto de Foz neste final de ano, num total de mais de 160 mil pessoas. “Estamos trazendo mais desenvolvimento para o Estado e para Foz do Iguaçu, cidade que tem um potencial turístico ímpar”, afirmou o CEO da CCR, Fábio Russo.

Experiência

Os passageiros do novo voo de Foz do Iguaçu terão oportunidades de experiências incríveis dos dois pontos da linha. Localizada às margens do Rio de La Plata, a capital do Uruguai é conhecida por seus importantes monumentos históricos, como a Praça da Independência, o Palácio Salvo, o Teatro Solis e o famoso Mercado del Puerto, onde estão os principais restaurantes e produtos da gastronomia local.

Aqueles que desembarcarem em Foz do Iguaçu poderão desfrutar de um dos destinos brasileiros mais procurados por estrangeiros, como as Cataratas do Iguaçu, uma das sete maravilhas naturais do mundo. Há ainda outras opções de passeios, como o Circuito Turístico da Itaipu, o incrível Macuco Safari, onde é possível realizar um tour de barco nas quedas das Cataratas e visitar o Parque das Aves, dedicado à conservação de aves da Mata Atlântica.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *