Foz do Iguaçu acelera o Letramento em Inteligência Artificial Generativa na Educação

O programa tem como meta capacitar 100% dos mais de 4.200 profissionais da rede municipal de ensino até junho de 2026

Imagem do WhatsApp de 2025 11 06 as 12.01.28 e3640a00
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Foz do Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED) e da Secretaria de Tecnologia, Inovação e Modernização Digital (STIM), segue avançando com o Letramento em Inteligência Artificial Generativa, uma das ações mais inovadoras do programa Foz na Palma da Mão, marco da transformação digital do município.

“Estamos preparando nossos professores para um novo tempo, em que a Inteligência Artificial é aliada da aprendizagem e da inclusão. Foz do Iguaçu vive uma transformação digital que coloca o ser humano no centro da inovação”, destacou a secretária municipal de Educação, Silvana Garcia.

A iniciativa está transformando a forma como os educadores da rede municipal aprendem, ensinam e utilizam a tecnologia em sala de aula. As formações, realizadas na UAB Parquetec, têm mobilizado profissionais de diversas unidades escolares, consolidando uma cultura de inovação pedagógica e tecnológica no sistema educacional de Foz do Iguaçu.

O programa tem como meta capacitar 100% dos mais de 4.200 profissionais da rede municipal de ensino até junho de 2026, preparando-os para utilizar de forma criativa, ética e pedagógica as ferramentas de Inteligência Artificial no cotidiano das escolas e CMEIs.
Até dezembro de 2025, a intenção é que 100% dos educadores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) já estejam formados e aptos a aplicar a IA Generativa como apoio pedagógico e ferramenta de inovação em suas práticas de ensino.

Foz é referência nacional em IA aplicada ao setor público

O município já se destaca nacionalmente: cerca de 15% dos mais de 7.000 servidores municipais já passaram por formações em IA Generativa, consolidando Foz do Iguaçu como referência em letramento digital e gestão pública inteligente.

“O Governo 5.0 é aquele que coloca a tecnologia a serviço da vida. O letramento digital em Inteligência Artificial fortalece essa visão, tornando Foz do Iguaçu uma cidade mais empática, inovadora e preparada para o futuro”, ressaltou o secretário de Tecnologia, Inovação e Modernização Digital, Luiz Teixeira.

Com o Letramento em IA Generativa, Foz do Iguaçu reafirma seu protagonismo nacional na integração entre educação, inovação e tecnologia, formando professores e estudantes para o futuro hoje.

A cidade consolida-se como referência em governança digital humanizada, onde a tecnologia está a serviço da aprendizagem, da cidadania e do desenvolvimento sustentável.
Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu
Secretaria Municipal de Educação (SMED)
Secretaria de Tecnologia, Inovação e Modernização Digital (STIM)
Programa Foz na Palma da Mão — Inteligência a serviço da Cidade e do Cidadão.


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz