Foz do Iguaçu já conhecida mundialmente por suas cataratas, agora também chama a atenção de quem gosta de observar o céu estrelado. A cidade abriga uma das principais experiências de turismo astronômico do Brasil: o “Céu das Cataratas”, programa que integra a lista Feel Brasil, organizada pela Embratur e pelo Sebrae, reconhecendo roteiros autênticos e sustentáveis.
Idealizada pelo turismólogo Marcel Henn Bonfada, a experiência promove sessões noturnas de observação do céu, sempre a partir das 20h, com duração aproximada de duas horas. Longe da poluição luminosa, os visitantes podem explorar planetas, constelações e satélites, utilizando telescópios e binóculos. O responsável por conduzir o tour é o geógrafo e especialista em astronomia Janer Vilaça, que também compartilha explicações sobre conceitos astronômicos e a importância da astronomia para antigas civilizações.
“Estamos extremamente orgulhosos pelo reconhecimento da experiência ‘Céu das Cataratas’ pela Embratur”, afirma Renata Portes, gerente geral do Hotel das Cataratas, uma das hospedagens que, desde 2023, oferece a atividade. “Queremos conectar nossos visitantes com a natureza e a cultura local de maneira educativa e responsável, agregando ainda mais valor a este destino.”
A escolha de Foz do Iguaçu para esse tipo de experiência não é por acaso. Para quem deseja observar estrelas, o ideal é fugir das grandes cidades e da poluição luminosa. Segundo astrônomos, os melhores locais para contemplar o céu noturno ficam, em geral, a mais de 50 km de grandes centros urbanos.
Cidades longe do litoral, como Foz do Iguaçu, tendem a ter menos nebulosidade, favorecendo ainda mais a visibilidade.
A iniciativa “Céu das Cataratas” coloca Foz do Iguaçu no mapa do turismo astronômico brasileiro, setor que vem crescendo com a oferta de roteiros e hospedagens que incluem atividades de observação do céu como parte da experiência.
Além de Foz, a lista Feel Brasil destaca outros destinos pelo país, com foco em autenticidade, imersão cultural e sustentabilidade — muitas vezes, aliando natureza, ciência e turismo.
Leia também
Como observar estrelas em Foz do Iguaçu e no Brasil
- Evite ambientes com iluminação artificial intensa, indústrias ou tráfego pesado.
- Prefira locais altos, que oferecem melhor visibilidade.
- Mesmo sem telescópio, o binóculo é uma excelente ferramenta para a observação.
- O inverno é a estação mais indicada, com noites mais claras e estáveis.