Se os principais indicadores do coronavírus (covid-19) seguirem favoráveis, com tendência de baixa, Foz do Iguaçu pode antecipar a volta dos grandes eventos, prevista em outubro. A informação é do secretário municipal de Turismo e Projetos Estratégicos, Paulo Angeli, ao analisar os dados da doença – vacinação avançada da população e queda dos óbitos e novos casos, e a visitação nos atrativos turísticos do último final de semana.
“O Comitê de Crise (formado por diversos órgãos da administração pública) já sinalizou que, se os números forem favoráveis, as datas para a flexibilização dos eventos podem ser antecipadas”, disse Angeli, em entrevista ao GDia. Ele lembra que o prefeito Chico Brasileiro divulgou, no início do mês, o cronograma para retomada gradual dos eventos.
De acordo com o calendário, os eventos sociais poderão voltar ainda em julho com público de até 100 pessoas, chegando a 400 até outubro. Os coorporativos, iniciam em agosto com capacidade de 500 pessoas, passando a mil em outubro e com toda a capacidade a partir de novembro.
Em relação à doença, a semana compreendida no espaço de segunda-feira (19) e domingo (25) teve o menor número de novos casos no ano: 167 e média de 23,85 diários. A afirmação tem como critério a análise dos boletins diários da Vigilância Epidemiológica.
Em queda
O número de óbitos por conta da covid-19 também tem apresentado queda à medida que a imunização contra a doença avança. Até ontem, mais de 200 mil vacinas (primeira e segunda ou dose única) haviam sido aplicadas pela Secretaria de Saúde. Em junho, Foz registrou 133 óbitos por conta do coronavírus – média de 4,43 por dia. Neste mês, foram contabilizadas 44 vidas perdidas – média de 1,69 por dia.
“Continuando neste ritmo, Foz do Iguaçu será a primeira cidade turística totalmente vacinada. Este final de semana nós tivemos uma ocupação razoável. A movimentação turística foi muito boa em relação ao mesmo período do ano passado. Acredito que estamos em um momento de retomada”, disse Angeli.
O secretário destacou ainda que, nos últimos meses, os técnicos da pasta trabalharam em conjunto da iniciativa no planejamento da retomada turística e de eventos de Foz do Iguaçu. A intenção é iniciar uma campanha, em parceria da Itaipu, para atração de visitantes em um raio de até 100 quilômetros, além de uma campanha para temporada de verão.
Boletim
Nesta segunda-feira (26), a Vigilância Epidemiológica confirmou 27 novos casos de covid-19, totalizando são 41.719 registros da doença no município desde o início da pandemia. Destes, 40.477 pessoas já estão recuperadas – média superior a 97% do total de infectados.
Dos 27 novos casos divulgados ontem, 13 são mulheres e 14 homens, com idades entre um e 70 anos. Todos estão em isolamento domiciliar. Do total de casos ativos no momento, 106 pessoas estão em isolamento domiciliar, com sinais e sintomas leves, e 63 pessoas estão internadas.
Foz do Iguaçu registrou ainda ontem, mais três óbitos em consequência da covid-19. As vítimas são dois homens de 67 anos e uma mulher de 85 anos. No total, são 1.073 mortes pela doença no município desde o início da pandemia. A taxa de letalidade é de 2,57%.
As informações são de GDia.