Atrativos turísticos ajustam horários de atendimento e serviços para agendar a alta demanda prevista da Sexta-feira Santa ao Domingo de Páscoa
Foz do Iguaçu está preparada para receber a boa demanda de turistas no feriadão da Semana Santa e Domingo de Páscoa (de 7 a 9 de abril, respectivamente). O Complexo Turístico da Itaipu (CTI), um dos principais da Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, prevê uma visitação 50% maior que o mesmo feriado em 2022.
O Parque Nacional do Iguaçu, Aeroporto Internacional e os demais atrativos também prepararam as equipes, enquanto a rede hoteleira estima uma ocupação de até 84% dos leitos, dependendo da categoria do estabelecimento.
Recorda o GDia que de acordo com a estimativa, o Complexo Turístico Itaipu espera receber mais de 8,6 mil turistas nos três dias do feriado de Páscoa. Se confirmado, o número ficará cerca de 50% maior que a visitação de 2022, quando 5.762 pessoas passaram pelos atrativos da Itaipu no feriado, que, naquele ano, caiu nos dias 15 a 17 de abril. Para atender a demanda crescente de visitantes, o CTI ampliou o número de saídas dos ônibus aos vários atrativos da Itaipu.
Leia também
- Mais de 14 mil devem passar pela Rodoviária de Foz do Iguaçu no feriadão de Páscoa
- Açougueiro, camareira, cuidador social e farmacêutico estão entre as vagas de trabalho em Foz
O carro-chefe do setor, o passeio Itaipu Panorâmica, que promove uma visita externa à barragem da Itaipu, terá saídas a cada 15 minutos, das 8h30 às 17h. A Itaipu Especial, que faz um tour interno na usina, terá seis saídas diárias, a primeira às 8h30 e a última as 15h30. O Refúgio Biológico de Itaipu poderá ser visitado em oito horários, também iniciando às 8h30 e com última saída às 15h30.
Já a Itaipu Iluminada mantém a programação normal, com atendimento na sexta-feira e no sábado. Para ver a programação, acesse www.turismoitaipu.com.br. De acordo com a gerente de negócios do CTI, Silvana Gomes, a perspectiva é que 2023 seja um ano de alta no turismo da Itaipu. “A expectativa para este ano é de crescimento, especialmente, devido ao número de feriados”, afirmou.
Até o final de março, 136.895 pessoas passaram por Itaipu, número 55% superior ao registrado no mesmo período no ano passado. O maior responsável pela visitação foi o passeio Itaipu Panorâmica, que atendeu 104.256 pessoas. Itaipu Especial registrou 16.061 turistas, enquanto 11.184 visitantes passaram pelo Refúgio Biológico.
Projeções
Na avaliação do prefeito Chico Brasileiro (PSD), tanto os setor público como o privado usou o período praticamente parado durante a pandemia para preparar melhorar suas estruturas ou lançar novos atrativos. “Nosso visitante tem opções diferenciadas que não ficam devendo para outros destinos turísticos”, ressaltou. O Parque Nacional do Iguaçu, onde estão as Cataratas do Iguaçu, estima uma visitação entre 20 a 25 mil turistas durante os dias do feriadão.
Pelo Aeroporto, uma das portas de entrada do Destino Turístico, estão previstos passarem mais de 22 mil passageiros entre a sexta-feira, dia da Paixão de Cristo, e o domingo de Páscoa. Em Foz do Iguaçu, o turista pode ainda desfrutar de momento únicos no entardecer do Marco das Três Fronteiras, agora combinado com a vista da ponte estaiada da Integração Brasil-Paraguai e andar na roda gigante, com vista área do encontro dos três países.
A lista de atrativos em Foz inclui ainda os passeios do Parque das Aves, os complexo do Movie Car e seu espetáculo de águas e do Dreams Park Show (Museu de Cera), Templo Budista, a Mesquita árabe, a Catedral de Nossa Senhora de Guadalupe, a culinária típica local e das várias etnias existentes na região, além da gastronomia e bebidas da Argentina em Puerto Iguazú e do comércio de perfumes e eletrônicos de última geração em Ciudad del Este, no Paraguai.