Imagem de Nossa Senhora Aparecida permanece na cidade até dia 13, na Paróquia Espírito Santo e Nossa Senhora Aparecida do Porto Meira
A imagem peregrina da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, chegou no final tarde de quinta-feira (03), em Foz do Iguaçu. O desembarque no campo de futebol Gustavão, na Avenida General Meira, no bairro Porto Meira, ocorreu por volta das 18h, onde foi recebida por uma multidão.
Do local, após a procissão, a imagem foi recepcionada com missa na Paróquia Espírito Santo e Nossa Senhora Aparecida, onde aconteceu vigília até às 22h, informa Ronildo Pimentel no GDia.
A imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida apareceu em 12 de outubro de 1717, no interior de São Paulo. Atualmente ela permanece alojada na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, localizada na cidade de Aparecida, em São Paulo. Sua festa litúrgica é celebrada em 12 de outubro, um feriado nacional no Brasil desde 1980, quando o Papa João Paulo II consagrou a Basílica.
Esta é a 16ª vez que a imagem peregrina de Nossa Senhor Aparecida visita Foz do Iguaçu. A imagem da padroeira do Brasil ficará na Capela no Porto Meira até o dia 13 de outubro. Até a despedida, serão celebradas diversas missas e terços com horários detalhados na sequência da reportagem.
Todos os anos, milhares de devotos se mobilizam para as celebrações. “Esse é o terceiro ano que participo da Novena”, conta a agente de apoio da educação infantil, Bruna Ronize. “Somos devotos de Nossa Senhora Aparecida e este é um momento extraordinário, pois alimentamos nossa fé, podemos participamos da missa e agradecemos o ano que tivemos”, concluiu.
Programação
A comunidade católica da Paróquia Espírito Santo e Nossa Senhora Aparecida preparou uma intensa programação enquanto a imagem permanecer em Foz do Iguaçu.
Para esta sexta-feira (04), está previsto um terço, a partir das 14h. Na sequência, a partir das 15h, será realizada uma missa/novena. Às 18h acontece a cerimônia Coroa de Maria e às 19h30 missa/novena.
No sábado (05), às 10h acontece o Momento Catequético. No período da tarde, a partir das 14h, acontece um terço. Às 15h missa/novena, 18h Coroa de maria e às 19h30 missa/novena. No domingo (06), estão previstas missas às 8h, 10h e 15h. Às 18h Coroa de Maria e missa/novena a partir das 19h30.
De segunda a sexta-feira (7 a 11 de outubro, respectivamente), está previstos terços sempre às 14h, missa/novena às 15h e 19h30 e Coroa de Maria ás 18h. No dia da padroeira, 12 de outubro, serão realizadas missas às 8h, 10h e 15h.
Às 12h será serviço um almoço com grandiosa festa, às 18h acontece a Coroa de Maria e fechando a programação, às 19h30, missa com Dom Sérgio de Deus Borges.
Foto: Nádia Moreira de Souza