Foz do Iguaçu recebe doação de 25 câmeras de videomonitoramento

WhatsApp
Facebook
Complexo Esportivo João Bortolini
Complexo Esportivo João Bortolini, em Três Lagoas, já recebeu uma câmera de videomonitoramento com giro em 360 graus e imagem full HD

A Prefeitura de Foz do Iguaçu receberá, nesta sexta-feira (20), a doação de 25 câmeras de videomonitoramento da fabricante Hikvision, fornecedora global de produtos e soluções de vídeo vigilância. A solenidade de entrega está marcada para às 8h30 na sede da Guarda Municipal, na Rua Edgard Schimmelpfeng, 43 – Parque Presidente. As novas câmeras, que irão integrar a Central de Videomonitoramento, mantida pelas Secretarias de Segurança Pública e de Tecnologia da Informação, têm alta resolução (full HD), zoom de 36x óptico e alcançam até um quilômetro de distância. 

Os modelos Speed Dome também giram até 360 graus. Os equipamentos doados estão avaliados em R$ 114.250,00. De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação, Evandro Ferreira, os equipamentos  vão ajudar a reforçar a vigilância nos espaços públicos, a exemplo do que já ocorre no Complexo Esportivo João Bortolini, em Três Lagoas, inaugurado pelo poder público municipal no último dia 29 de novembro. “O objetivo é proporcionar mais segurança aos moradores que frequentam os espaços de lazer, além de prevenir a prática do vandalismo”, afirmou Evandro. 

Central de Videomonitoramento

A Central de Videomonitoramento possui cerca de 200 câmeras instaladas em pontos estratégicos do município. De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública, Reginaldo José da Silva, a meta é ter 258 equipamentos em funcionamento até janeiro. A central é compartilhada com todos os órgãos de segurança que atuam na região, como Polícias Civil, Militar e Federal. “As câmeras são para atender toda a sociedade”, ressalta o secretário. “Estamos com algumas câmeras em período de testes ainda e a proposta é que as novas sejam instaladas em alguns pontos necessários, como as praças. Parte delas também ficará em reserva, já que se trata de um material que demanda muita substituição e manutenção”, explicou.

Ao vivo

Além de reforçar as ações de segurança pública, as câmeras de videomonitoramento podem ser empregadas para o uso público. No novo site da prefeitura já está disponível o link “Câmera Ao vivo”, que permite aos moradores ou visitantes de Foz do Iguaçu acompanhar ao vivo o fluxo de veículos na entrada do município, no trecho entre a BR 277 e a Avenida Paraná.  A expectativa é que no futuro sejam disponibilizadas imagens de outros pontos da cidade para uso público. As imagens podem ser consultadas diretamente no link: www.live.pmfi.pr.gov.br.

Praça da Marinha

A Praça Almirante Tamandaré, no Centro de Foz, já recebeu um reforço na segurança com a instalação de um totem composto por seis câmeras, cinco delas são fixas e filmam todo o perímetro em tempo real, com reconhecimento de placas e veículos. A sexta câmera tem capacidade de giro de 360 graus permitindo uma visualização ampla de todo o espaço. O equipamento possui ainda um sistema de wifi e um botão de emergência, que quando acionado faz uma ligação direta com a Guarda Municipal, possibilitando que os moradores comuniquem qualquer tipo de ocorrência no espaço.

Praça da Marinha recebeu um totem, composto por seis câmeras e sistema de wifi

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *