A Delegacia de Homicídios da 6ª Subdivisão Policial divulgou, na manhã desta terça-feira (13), o balanço dos índices de homicídios e elucidações nos primeiros cinco meses de 2023 em Foz do Iguaçu.
De 1º de janeiro a 31 de maio foram contabilizadas 34 ocorrências de homicídios, sendo que três destes casos foram tipificados como feminicídio (assassinato de mulher por motivo fútil).
O balanço revela um aumento no número de elucidações dos casos, no comparativo ao mesmo período do ano passado. De acordo com os dados, das 34 ocorrências registradas, 27 foram solucionadas pela especializada.
Leia também
- Prefeitura de Foz e ABREE realizam drive-thru de arrecadação de eletroeletrônicos e eletrodomésticos para reciclagem
- Fotografia na Mão conclui segunda turma e abre inscrições para novo grupo em Foz
Somado a isso, outros dois homicídios, praticados em anos anteriores e que até então estavam sem autoria, foram solucionados no corrente ano, o que resulta em um índice de 85% de homicídios solucionados.
No mesmo período de 2022, dos 33 homicídios contabilizados, 73% haviam sido solucionados. Em relação aos anos anteriores, o sexo masculino, com idade variando entre 18 e 39 anos de idade, representa a maioria das vítimas.
Conforme os dados apresentados, o índice de elucidação atingido pela Delegacia de Homicídios de Foz do Iguaçu continua entre os maiores do estado, o que demonstra a seriedade, celeridade e eficiência das equipes da unidade.
A apresentação dos dados ao público, na avaliação da delegada Ione, titular da especializada, tem um papel fundamental na sociedade. “Em primeiro lugar, porque permite que as autoridades tenham uma visão clara e atualizada da situação da segurança pública, permitindo que adotem medidas adequadas para combater a violência”.
“Além disso, a divulgação desses dados oferece transparência à população, permitindo que as pessoas compreendam a gravidade do problema e se mobilizem em prol de soluções efetivas”, completou a delegada.