Foz será sede dos Jogos da Juventude do Comitê Olímpico do Brasil em 2026

Competição está programada para acontecer entre os dias 20 de outubro e 4 de novembro de 2026. Disputa é reconhecida como a principal porta de entrada para o caminho olímpico no Brasil

foz sede brasil olimpico 1
Foz do Iguaçu será sede dos Jogos da Juventude do Comitê Olímpico do Brasil em 2026 Foto: Paulo Mumia/COB

Foz do Iguaçu foi oficialmente anunciada como sede dos Jogos da Juventude de 2026, principal evento multiesportivo do país para jovens atletas de até 17 anos. A confirmação ocorreu durante a homenagem ao Paraná no Prêmio Brasil Olímpico 2025, realizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), no Rio de Janeiro. A competição está programada para acontecer entre os dias 20 de outubro e 4 de novembro de 2026.

Os Jogos da Juventude são reconhecidos como a principal porta de entrada para o caminho olímpico no Brasil. Organizados pelo COB, por meio da Diretoria de Desenvolvimento e Ciências do Esporte, o evento reúne anualmente mais de 4 mil jovens atletas, oriundos de escolas públicas e privadas de todo o país. Desde o ano 2000, a competição se consolidou como referência na formação esportiva nacional.

“Com a confirmação de Foz do Iguaçu como sede em 2026, o Paraná reafirma seu papel de destaque no cenário esportivo nacional, aliando infraestrutura, planejamento e política pública para receber grandes eventos, fomentar o esporte de base e fortalecer o desenvolvimento de jovens talentos em todo o Estado”, afirmou o secretário do Esporte, Helio Wirbiski.

Leia também

PARCERIA

A escolha de Foz do Iguaçu marca uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Foz do Iguaçu, resultado de um processo técnico que avaliou estrutura esportiva, capacidade organizacional, logística, rede hoteleira e mobilidade urbana. O município atendeu integralmente aos critérios estabelecidos no edital de candidatura e se credenciou para receber um dos maiores eventos do calendário esportivo brasileiro.

Na solenidade de confirmação da sede da edição 2026 o Paraná foi representado pelo diretor de Esportes da Secretaria do Esporte (SEES), Cristiano Barros Homem d’El Rei, e pela atleta Laís Rossa Aziz Domingos, da esgrima, que se destacou na edição de 2025 dos Jogos da Juventude ao conquistar duas medalhas de ouro, em Brasília. “Com certeza, a cidade de Foz do Iguaçu ficará marcada como uma grande edição na história deste evento”, afirmou Cristiano.

Além da edição de 2025, realizada em Brasília, na qual o Paraná conquistou o terceiro lugar geral, os Jogos da Juventude passaram recentemente por João Pessoa (PB), em 2024, e Ribeirão Preto (SP), em 2023. 

O programa esportivo da competição 18 modalidades, entre elas atletismo, natação, basquete, voleibol, vôlei de praia, handebol, judô, ciclismo, esgrima, ginástica artística e rítmica, badminton, taekwondo, tênis de mesa, triatlo, tiro com arco, águas abertas e wrestling.


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz