A saída dos hospitais é marcada por aplausos das equipes de profissionais; Cidade tem agora 137 casos confirmados da doença
A Vigilância Epidemiológica confirmou, em seu mais recente boletim na tarde desta quarta-feira (03), um novo caso positivo da Covid-19, totalizando 137 casos da infecção do novo Coronavírus em Foz do Iguaçu. Deste total, 102 pacientes já estão recuperados e liberados do isolamento domiciliar. A cidade registrou, desde o início da pandemia, em março, três óbitos em função da doença.
O novo caso de Coronavírus é de um homem de 41 anos, que manteve contato próximo de uma pessoa confirmada com a doença. O paciente apresentou sintomas leves e procurou atendimento no Hospital Municipal, onde fez a coleta de exame, está bem e segue em isolamento domiciliar. O caso foi classificado como transmissão local.
Nos últimos 10 dias, de acordo com os boletins da Vigilância Epidemiológica, 40 moradores de Foz do Iguaçu testaram positivo para a Covid-19. O órgão mantém um monitoramento diário de todos os casos confirmados, bem como os contatos próximos dos pacientes. A ação faz parte da estratégia para evitar a disseminação da doença.
Dos 137 casos confirmados, de acordo com a Vigilância Epidemiológica, 27 estão em isolamento domiciliar, cinco pessoas estão internadas. O município contabilizou três óbitos e 102 pacientes já estão recuperados, ou seja, não apresentam os sintomas característicos da doença.
Experiências
Entre os recuperados estão casos como o de Vilma Lana dos Santos, de 72 anos, que deixou a unidade sob aplausos da equipe multidisciplinar. Os profissionais da saúde, que a acompanharam nos 14 dias em que ficou internada, 11 deles na unidade semi-intensiva, não escondiam a alegria no momento da despedida, na última segunda-feira (1º de junho).
“Eu peço que Deus abençoe todos vocês, o hospital, as meninas que foram muito atenciosas comigo, os enfermos, para que saiam como eu estou saindo”, disse dona Vilma. “Eu pensei que iria morrer, mas hoje estou indo para casa encontrar meus filhos. Deus é muito bom, eu só agradeço”, completou ela emocionada.
O caminhoneiro Emerson Porto Novaes, de 38 anos, também ficou 14 dias internado no Hospital Municipal Padre Germano Lauck. Ele voltou para casa no último domingo (31 de maio). O paciente, vítima da Covid-19, ficou nove dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e, ao deixar a unidade, recebeu aplausos da equipe da ala Covid.
Momentos difíceis
Emerson Novaes, que é morador de Foz do Iguaçu, foi o décimo paciente a receber alta Hospital Municipal após sua recuperação. “Foi tudo muito difícil, mas consegui vencer. O atendimento de toda a equipe foi perfeito. Eles trabalham para salvar a nossa vida”, disse o caminhoneiro.
Ronildo Pimentel
GDia