O boletim divulgado nesta quarta-feira (13) pela Vigilância Epidemiológica de Foz do Iguaçu aponta 187 casos confirmados de dengue em Foz do Iguaçu e 3,1 mil notificações de casos suspeitos.
Entre os confirmados, 181 são casos simples e seis apresentam sinais de alarme. Os dados são relativos ao ano epidemiológico 2024/2025 que teve início no dia 1º de agosto.
A maior parte dos casos confirmados é de mulheres (110), enquanto os homens representam 77 casos. Com relação à idade, a faixa entre 20 e 34 anos lidera, com 73 registros, seguida por adolescentes e jovens de 15 a 19 anos (33 casos) e adultos de 35 a 49 anos (33 casos).
Embora a vacinação esteja disponível, o número de casos ainda preocupa entre crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, com 11 confirmações nesta faixa etária.
Capacitação
No final de outubro, a Vigilância Epidemiológica realizou uma capacitação sobre “Dengue e Arboviroses”, com foco no manejo clínico da dengue.
O treinamento reuniu cerca de 100 profissionais das redes pública e privada, indicados por suas respectivas diretorias e coordenações para atuar como referências e multiplicadores das informações nos serviços de saúde.
Fiscalização intensificada
Para combater criadouros do mosquito transmissor da dengue, a fiscalização de terrenos sujos ou com mato alto está intensificada no município. De 1º de agosto de 2023 a 31 de julho de 2024, a Divisão de Fiscalização de Posturas da Secretaria da Fazenda fiscalizou 2.365 imóveis, resultando em 685 autuações e quase R$ 2 milhões em multas aplicadas.
Leia também
Do número total de imóveis fiscalizados, 83% foram resultado de solicitações feitas pela população por meio do aplicativo Eouve, telefone 156, protocolo digital ou ofícios.
O chefe do setor, José Roberto Alves Ferreira, reforça que o objetivo das ações de fiscalização é garantir a limpeza e a manutenção dos terrenos.
“É uma questão de saúde pública então estamos trabalhando constantemente, mas o ideal é que a população tenha consciência e mantenha esses espaços limpos regularmente, sem precisar esperar pela intervenção da fiscalização”, disse.
Somente em 2024, até novembro, já foram inspecionados 1.421 imóveis, com 445 autuações e R$ 1,1 milhão em multas.
Vacinação contra a dengue
A vacina contra a dengue segue disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos nas 29 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Foz do Iguaçu. A aplicação das duas doses é essencial para garantir a imunização completa e prevenir a doença, que continua sendo uma ameaça à saúde pública.
Para mais informações sobre locais e horários de vacinação, a população pode acessar o site da prefeitura ou buscar diretamente as UBSs.