Foz do Iguaçu terá o segundo Condomínio do Idoso do Paraná. Entrega prevista em dezembro

WhatsApp
Facebook
DCIM100MEDIADJI_0305.JPG

A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) já inaugurou o primeiro Condomínio do Idoso do Paraná, na região dos Campos Gerais. O segundo, em Foz do Iguaçu, no Oeste, já atingiu 70% de execução.

As 40 casas exclusivas para moradores da terceira idade darão nova cara a uma região onde antes havia apenas mata fechada, no bairro Três Lagoas, a poucos quilômetros da famosa prainha do município.

O investimento da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) é de R$ 4,29 milhões. As casas têm 42 metros quadrados construídas em duplas, conjugadas, como se fossem vinte peças de dominó ou palíndromos.

“Esse é um projeto inédito no Paraná, inspirado em um conceito muito moderno de habitação. Estamos criando espaços de moradia, de convívio, mas também de atendimento social para essa população”, diz o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

“A ideia é garantir qualidade de vida depois da aposentadoria, também levando em consideração o envelhecimento da população do Estado. É um olhar social sobre parcela importante da nossa sociedade”, completou.

As casas de Foz do Iguaçu serão entregues com piso, acabamentos e todas as instalações elétricas e hidráulicas necessárias para o idoso iniciar a mudança de imediato.

Há três grandes particularidades para atender o perfil: as portas são maiores do que os projetos habituais da Cohapar, os banheiros terão barras de segurança e os acessos externos foram construídos com rampas, inclusive pensando em uma rotina de cadeira de rodas.

A obra começou em agosto de 2019 e ocupa uma área total de 11,5 mil metros quadrados. O terreno exigiu uma boa dose de terraplanagem para nivelamento absoluto das casas.

Também há nesse Condomínio do Idoso uma horta comunitária, academia a céu aberto, quiosque, bancos de repouso e um centro de convivência com biblioteca, cozinha com churrasqueira, dois banheiros, sala administrativa, salão de jogos e espaço de atendimento médico. O condomínio é fechado e conta com portão e guarita.

As paredes das casas serão coloridas por fora e brancas por dentro, e as ruas internas receberão pavimentação com pavers na reta final das obras. A previsão de entrega é para dezembro deste ano.

Requisitos e cadastro

O cadastro dos moradores feito pela Cohapar, é online (no site do órgão) e já tem quase mil inscritos. Assim que a obra atingir entre 85% e 90% será feita uma hierarquização da lista, conforme os critérios do programa, que englobam pessoas com mais de 60 anos, sozinhas ou casais, que atendam requisitos de um a seis salários-mínimos (individualmente ou renda familiar), que comprovadamente não tenham outro imóvel em seu nome, moradores de áreas de risco, e que tenham toda a documentação necessária.

A iniciativa do Paraná beneficia pessoas que não tenham casa própria, sendo a cessão do imóvel feito por meio de aluguel social de 15% do salário-mínimo (R$ 156,75).

A prefeitura de Foz do Iguaçu, nessa parceria, será responsável por atendimento médico, fisioterapia, psicologia, e, eventualmente, disponibilizar uma unidade móvel para acompanhamento das famílias. Uma das ideias é promover, também, aulas de artesanato e pintura.

Parceria Itaipu

O Condomínio do Idoso se soma a outros investimentos em habitação em Foz do Iguaçu.

A Cohapar tem uma parceria com a Itaipu para água e luz na Vila A (25 casas), uma licitação em andamento na Lagoa Dourada (100 unidades) e entregas já realizadas neste ano no Residencial Angatuba (340 unidades), num projeto integrado entre os governos do Estado e Federal e Prefeitura.

A Cohapar construiu 2.496 casas nos últimos 40 anos em Foz do Iguaçu.

Continue lendo na AEN

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *