Ato pacífico será às 10h no Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu; Curitiba e Londrina realizaram ontem protestos
A cidade de Foz do Iguaçu vai integrar, neste sábado (24), a mobilização nacional de alerta para os riscos de desmatamento e as queimadas na Floresta Amazônica.
O ato, a partir das 10h em frente ao Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu, terá militantes da causa ambiental, estudantes, professores, profissionais liberais e sociedade civil.
O #TodosPelaAmazônia já contou com atos sexta-feira (23) em diversos estrados e países. No Paraná, mobilizações ocorreram a partir das 15h no Calçadão de Londrina, em Londrina e começou às 17h30 na Praça da Mulher Nua, em Curitiba.
Para hoje (24), estão previstas manifestações nos estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Em Foz do Iguaçu, a mobilização quer chamar a atenção da sociedade também para os cuidados com a Mata Atlântica, vegetação característica do Parque Nacional do Iguaçu. Será um ato amplo “sem instituição por trás”, adianta o advogado e militante das causas indígenas e sociais, Ian Vargas, um dos organizadores da manifestação.
De acordo com Vargas, será muito importante “nesse grave momento”. O local escolhido, além de fundamental, tem a questão simbólica. “O Parque Nacional, que guarda as Cataratas do Iguaçu, é o maior patrimônio natural da região”, afirma.
Na avaliação dele, é necessário união diante desse cenário trágico e alarmante das queimadas que se alastram pelo país. O protesto busca conscientizar a população local e regional sobre a importância da preservação do meio ambiente e das ameaças ao bioma da Mata Atlântica do Parque Nacional.
Internacional
O aumento do desmatamento e do número de queimadas na Amazônia impulsionou os cidadãos de todo mundo. Para este sábado também estão previstas manifestações em cidades europeias como Londres, Paris, Madri, Lisboa e Dublin. No domingo (25) também estão previstos protestos no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte e em Manaus.