Foz do Iguaçu volta se aproximar de 200 mil eleitores e do segundo turno

No ano passado, mais de 204,7 mil eleitores iguaçuenses estavam habilitados para votar no primeiro e no segundo turno; cerca de 9 mil títulos foram cancelados

IMG 6811

O número de eleitores em Foz do Iguaçu vem aumentando, mesmo que gradativamente, e se aproximando dos 200 mil títulos validados, mais um, condição essencial para garantir o segundo turno nas eleições para prefeito. Nas eleições de outubro do ano passado, mais de 204,7 mil iguaçuenses estavam aptos a votar pela primeira vez numa segunda rodada, o que acabou não acontecendo, já a eleição foi decidida no primeiro turno em favor do prefeito Silva e Luna (PL), que recebeu mais de 50,1% dos votos.

A redução do número de eleitores, destaca o GDia, ocorreu após o dia 19 de maio, quando terminou o prazo para regularização do documento junto à Justiça Eleitoral. Na época, Foz do Iguaçu contava com aproximadamente 206,4 mil eleitores, segundo o Portal de Estatísticas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR). Nas eleições do ano passado, mais de 9,6 mil deixaram de votar, sendo que destes, cerca de nove mil deixaram de comparecer regularizar a situação.

Com o fim do prazo para regularização, o município caiu para 198 mil eleitores em maio, ou seja, sem a previsão de segundo turno, caso as eleições fossem realizadas este ano. Em junho, com os pedidos de novos títulos, ou regularização de quem perdeu o período regulamentar, o número de eleitores em Foz subiu para 198.231, chegando a 198.600 nesta sexta-feira (15), segundo as estatísticas do TRE-PR. Os 200 mil devem ser alcançados antes de 2028, quando teremos novamente eleições municipais.

Sanções

O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para qualquer cidadã ou cidadão brasileiro alfabetizado e com idade entre 18 e 70 anos. Quem não participar da eleição, não justificar a ausência e deixar de pagar a multa estará com o título cancelado e não poderá votar nem concorrer a cargo público. Também fica impedido de se inscrever em prova ou concurso para cargo ou função pública, ou ainda, tomar posse.

A não regularização do título impede a renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo. A pessoa não poderá obter empréstimos nas autarquias, nas sociedades de economia mista, nas caixas econômicas federais e estaduais, nos institutos e caixas de previdência social, nem em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo.

Sexo e escolaridade

As mulheres respondem pela maioria dos eleitores de Foz do Iguaçu – 54% e um total de  107.573 títulos eleitorais, contra 91.027 do sexo masculino (46% do total). A estatística do TRE revela que a maioria é solteiro – 57% do total. Os casados representam 34%, 5% informam ser divorciados, 3% viúvos e 1% separados judicialmente.

A estatística traz ainda dados sobre a escolaridade. Segundo o ranking, 28,1% tem o ensino médio completo, seguido de 19,3% com ensino fundamental incompleto, 16% superior completo e 14,4% o ensino médio completo. O levantamento revela também que 10,1% tem o ensino superior incompleto, 6,2% ensino fundamental completo, além de 3,9% que sabem ler e escrever e 1,7% analfabetos.


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz