Foz do Iguaçu participa de Encontro de Observatórios de Turismo

WhatsApp
Facebook

O evento reuniu 34 municípios brasileiros durante dois dias de videoconferência

Foz do Iguaçu participou, nos dias 8 e 9 de julho, do 4º Encontro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT). O evento foi organizado pelo Observatório da Goiás Turismo e contou com a participação de 34 municípios brasileiros (em ambiente online).

O objetivo do evento é impulsionar a integração entre os observatórios a partir da troca de experiências e apresentação de novas propostas de desenvolvimento do setor. Os trabalhos foram coordenados pelos observatórios que possuíam alguma experiência para contribuir em cada tema proposto.

Foz do Iguaçu, representado por Ana Oliveira (Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos) e Andressa Szekut (Polo Iguassu), coordenou o grupo de trabalho C – Novas Propostas de Pesquisa em rede 2020/2021 e Criação do Planejamento Estratégico da Rede. Foram debatidas, entre outros temas, a unificação de metodologias, a institucionalização da rede, parcerias e captação de recursos.

O secretario municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla, falou sobre a importância do encontro para identificar novos vetores, alinhar metodologias e nortear as ações futuras do setor. “A interação entre os observatórios fortalece não apenas o planejamento, mas, também, a gestão estratégica da RBOT, a partir da identificação dos principais desafios, das novas oportunidades e propostas de pesquisas”.

Ana Cristina Oliveira disse que o grupo continuará se reunindo para aprofundar as discussões e concluir os trabalhos iniciados durante o encontro. “Além disso, novos membros dos demais grupos de trabalho serão integrados com a finalidade de agregar os outros temas abordados durante o encontro. Como resultado, espera-se obter um planejamento estratégico robusto para a RBOT”.

RBOT – O Encontro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT) está na sua quarta edição e reúne observatórios de turismo de todo o Pais. Nesse ano, os temas propostos foram a Rede Brasileira de Inteligência de Mercado no Turismo; Matriz de Insumo-Produto para a Economia Turística Brasileira e a Primeira Experiência de Pesquisa em Rede.

A agenda de trabalho do grupo de Foz do Iguaçu envolveu a definição da missão e visão da RBOT, a criação de objetivos estratégicos, metas e indicadores, além das propostas de novas pesquisas para 2020 e 2021. Para desenvolver este trabalho o grupo criou algumas macroentregas que deverão resultar em um cronograma detalhado de trabalho para as próximas semanas.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *