Foz é a segunda melhor cidade do Paraná para se investir no comércio

WhatsApp
Facebook
(Foto: Christian Rizzi/Arquivo Diário)

No levantamento em nível de Brasil, Foz ocupa a 39ª posição, atrás apenas de Curitiba, que conquistou o 19° lugar

Foz do Iguaçu é a segunda melhor cidade do Paraná para se investir em negócios no comércio. O estudo, realizado pela empresa Urban Systems (especialista em consultorias e pesquisas), aponta ainda que no cenário nacional a Tríplice Fronteira figura entre os 40 melhores municípios brasileiros para implantação de estabelecimentos de varejo e atacado.

Destaca o GDia que a lista foi elaborada com base em uma análise que levou em consideração dados como o Índice de Qualidade Mercadológica (IQM), que aponta quais municípios oferecem melhores condições para as empresas, com base em dados de população, de fluxo de comércio, características urbanas e infraestrutura, entre outros pontos.

Leia também

No levantamento em nível de Brasil, Foz ocupa a 39ª posição, atrás apenas de Curitiba, que conquistou o 19° lugar, sendo a primeira colocada no Paraná. Outras cinco cidades do Estado também integram o ranking nacional, são elas: Sarandi (44ª posição), Fazenda Rio Grande (67ª), São José dos Pinhais (85ª), Toledo (90ª) e Cascavel (97ª).

De olho nos bons resultados da fronteira, três grandes redes de supermercados apostaram em empreendimentos no município neste ano, gerando milhares de empregos diretos e indiretos, com carteira assinada.

Dados do Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que o ramo do comércio de alimentos, que engloba o grande setor de serviços, detém o melhor saldo do ano na abertura de vagas, com quase 500 contratações efetivadas e mantidas desde janeiro.

Dentre as empresas que investiram em Foz em 2023 está a rede atacadista Assaí, que atende pequenos e médios comerciantes e consumidores em geral. Com faturamento de aproximadamente R$ 55 bilhões nos últimos 12 meses, a marca está presente nas cinco regiões do Brasil com 263 lojas distribuídas em 23 estados, além do Distrito Federal.

Seguindo a mesma linha, a já conhecida rede Ítalo, que atua com três lojas de varejo em Foz, ampliou sua marca para a venda atacadista com a logo “Super Dia”. A primeira loja do seguimento terá 10 mil m² e está sendo instalada na cidade na Avenida República Argentina, quase em frente ao Cataratas JL Shopping.

Também atuante no varejo e atacado, a rede Muffato é outra que aplicou capital na Terra das Cataratas. Neste ano a marca abriu sua oitava loja no município, sendo a terceira sob o logo de atacarejo. A loja foi instalada em um ponto tradicional da cidade, na Avenida JK, que já abriu outros supermercados em épocas anteriores.

Outros empreendimentos estão em construção na cidade, com previsão de inauguração nos próximos anos. Dentre eles destaca-se o Mercadão Municipal, instalado na Vila A. O projeto executivo foi elaborado pelo Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), com investimento de R$ 14 milhões.

Sobre o estudo

O ranking “Melhores Cidades para Fazer Negócios” é um estudo feito pela consultoria Urban Systems, publicado anualmente pela revista EXAME. O levantamento, divulgado na última semana, levou em conta 319 cidades, que são todos os municípios do Brasil com mais de 100.000 habitantes.

Na categoria Comércio, são analisados 10 indicadores: empregos no setor com média e alta remuneração, renda do trabalhador do comércio varejista, renda do trabalhador do comércio atacadista, estabelecimento comerciais varejistas, estabelecimentos comerciais atacadista, empregos no comércio varejista, empregos no comércio atacadista, crescimento populacional, densidade de banda larga e renda do trabalhador formal.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *