Capacitação prevê um trabalho em conjunto e cooperação no trânsito entre as cidades-gêmeas
Representantes da Prefeitura de Foz do Iguaçu e de Ciudad del Este reuniram-se na segunda-feira (03) para debater um acordo de treinamento de segurança entre a Guarda Municipal de Foz e a Polícia de Trânsito da cidade paraguaia.
O encontro foi articulado pela Diretoria de Assuntos Internacionais e teve como objetivo tratar um convênio de cooperação no trânsito entre as duas cidades, visando dar continuidade a projetos iniciados em 2019 para a capacitação de equipes de escoltas internacionais que possam transitar na região.
Leia também
- MDB convida Sâmis para retornar ao partido e disputar as eleições em Foz do Iguaçu
- Inscrições para o processo seletivo de estágio da Prefeitura de Foz seguem até o dia 10 de abril
Pela iniciativa, a intenção é que os policiais municipais paraguaios sejam treinados em Foz, com apoio da Polícia Rodoviária Federal.
Segundo o diretor da Polícia Municipal de Trânsito de Ciudad del Este, coronel Mastruzzi, está planejado que o programa receba até 20 integrantes para capacitação e treinamento com duração de 20 dias, a fim de estruturar uma equipe de escolta entre as cidades. Ele ressaltou o intuito de inserir policiais mulheres paraguaias na capacitação, para incentivar e demonstrar a importância da mulher na estrutura policial paraguaia.
O secretário de Segurança Pública de Foz, tenente-coronel Marcos Antônio Jahnke, ressaltou a importância do projeto entre as cidades-gêmeas que, em conjunto, estabelecem novos olhares para as demandas locais, permitindo estreitar os laços de amizade e fraternidade e fortalecer os diálogos da região trinacional.
Para o diretor de Assuntos Internacionais, Jihad Abu Ali, esses diálogos e troca de experiências entre órgãos homólogos de ambas as cidades, contribui para o fortalecimento do processo de Integração Regional, como também permite a consolidação e visibilidade do Acordo sobre Localidades Fronteiriças que visa garantir aos cidadãos das localidades vinculadas dos países signatários facilitação do trabalho conjunto entre as localidades vinculadas.
Também participaram da reunião o diretor da Guarda Municipal, Marcelo Yarid; o coordenador de Trânsito, Gerson Rodrigues; diretor da Polícia Municipal de Transito de Ciudad del Este, Cel. Mastruzzi; o diretor de Relações Internacionais de Ciudad de Leste, Diego Ortigoza; e a assessora técnica da Diretoria de Relações Internacionais de Ciudad de Leste, Dahiana Meireles.