Foz do Iguaçu vai receber, de 27 a 28 de setembro, o 3º Encontro Brasileiro de Palindromistas

Evento reúne escritores, pesquisadores e entusiastas de palíndromos de todo o país e do exterior com programação que inclui debates, lançamentos de livros e entrega do Prêmio Mutum

Foz do Iguaçu vai receber em março o Fórum Estadual de Gestores Públicos
Foto: Arquivo/Diário de Foz

Foz do Iguaçu será a capital brasileira dos palíndromos, textos que podem ser lidos da mesma forma de trás para frente. O município vai receber, de 27 a 28 de setembro, o 3º Encontro Brasileiro de Palindromistas, promovido pela Liga Ágil, Associação Brasileira de Palindromistas, com realização na Faculdade Uniguaçu Foz.

O evento contará com a presença de palindromistas, professores, tradutores e pesquisadores de diversas regiões do Brasil e do exterior, incluindo uma conexão ao vivo com o Club Palindromista Internacional, da Espanha.

Entre os nomes confirmados estão o escritor mineiro Leo Cunha, autor de obras infantojuvenis e do livro “Osso Nosso”, e o médico e escritor basco-espanhol Peramento.

A programação começa no sábado (27), às 8h08, com mesas de debate sobre palíndromo e literatura, oficinas, desafios presenciais, apresentações musicais e lançamentos de livros inéditos.

Leia também

Nilton Bobato lança livro “É proibido falar mal de Deus” em Foz e Curitiba

Um dos momentos mais aguardados é a entrega do Prêmio Mutum, que nesta edição homenageia o escritor da Academia Brasileira de Letras Paulo Henriques Britto e o jornal O Estado de Minas, além de instituições como o Parque das Aves, a Editora Universitária da Unila, a Polícia Federal e a Receita Federal, estas últimas pela “Operação Palíndromo”.

No domingo (28), a programação continua com visitas reversas, como sugere o espírito palindrômico, às Cataratas do Iguaçu e ao Parque das Aves, com custos não inclusos na inscrição.

“Este encontro é uma oportunidade única de celebrar a criatividade e a diversidade cultural por meio dos palíndromos, aproximando a arte da palavra da comunidade acadêmica e do público em geral”, destaca Fábio Aristimunho Vargas, presidente da Liga Ágil e professor da Unioeste e da Uniguaçu.

Além das atividades acadêmicas e culturais, o evento terá exposição de livros, estandes de editoras e venda de produtos temáticos, como camisetas, canecas e revistas.


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz