Foz do Iguaçu está entre as 100 cidades mais sustentáveis do Brasil

Chico Brasileiro apontou diretrizes, nesta segunda-feira (15), ao Grupo de Trabalho que elabora a política do setor para os próximos dez anos.
WhatsApp
Facebook
Foz do Iguaçu tem mais de 8 mil jovens e adultos que não sabem ler e escrever
Foto: Kiko Sierich

Levantamento feito pela consultoria Bright Cities leva em conta indicadores usados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para guiar melhores práticas de desenvolvimento sustentável e inclusivo

Foz do Iguaçu está entre as 100 cidades mais inovadoras e sustentáveis do Brasil, segundo levantamento feito pela consultoria Bright Cities, que leva em conta indicadores usados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O Paraná foi considerado o Estado mais inovador e sustentável do Brasil e Foz do Iguaçu atingiu a 8ª colocação no ranking entre as cidades paranaenses. O estudo leva em consideração indicadores dos 319 municípios brasileiros acima de 100 mil habitantes.

Leia também

A partir dessa metodologia, a plataforma atribuiu ao Paraná nota 6,31 em uma avaliação que varia entre 4,5 e 6,49. São Paulo foi o vice-líder, com nota 6,17, seguido por Santa Catarina, com 5,95.

No levantamento por região (Sul), Foz do Iguaçu atingiu a 18ª posição. A ideia do levantamento é observar como os estados e as cidades têm trabalhado para impactar o bem-estar de seus habitantes, o meio ambiente e quais são as possíveis melhorias existentes.

A consultoria Bright Cities considera que a implementação de políticas públicas voltadas para a conservação dos recursos naturais, incluindo a gestão sustentável dos recursos hídricos, o estímulo à reciclagem e o planejamento urbano pesaram na avaliação. Em março, o Paraná também registrou uma redução de 59% do desmatamento ilegal.

Cidades

Curitiba foi a cidade paranaense melhor avaliada no quesito de inovação e sustentabilidade na edição 2024 do ranking nacional, com uma nota média de 6,38.

A Capital ficou na 9ª colocação entre as cidades brasileiras acima de 100 mil habitantes.

Foz do Iguaçu está entre as 100 cidades mais sustentáveis do Brasil

Outras cidades que também aparecem entre as 100 mais inovadoras e sustentáveis do Brasil foram Umuarama (23ª), Pinhais (40ª), Cascavel (41ª), Toledo (54ª), Foz do Iguaçu (77ª), Arapongas (83ª) e Campo Largo (94ª).

Entre as cidades do Sul do Brasil, Curitiba e Maringá ocupam respectivamente a liderança e a vice-liderança regional, enquanto Londrina aparece em 5º lugar, atrás de Erechim, no Rio Grande do Sul, e Florianópolis, em Santa Catarina.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *