A mobilização em prol do Rio Grande do Sul segue avançando com cada vez mais força em Foz do Iguaçu, resultando em milhares de donativos angariados. Até a manhã de ontem (13), o município havia enviado 34 carretas com alimentos, roupas e outros produtos para ajudar as vítimas desabrigadas no estado gaúcho.
No total, o volume de produtos destinados já ultrapassou 630 toneladas e outros milhares estão sendo separados para o transporte nesta semana, na central do 9° Grupamento do Corpo de Bombeiros, na Vila A, que foi convertida em centro logístico.
Para continuar o trabalho, as equipes precisam de voluntários e do repasse de sacos plásticos reforçados, com capacidade para 100, 200 e 300 litros. Os materiais serão usados para embalar cobertores, roupas e calçados já separados e identificados com etiquetas, além de auxiliarem na montagem de cestas básicas.
Quanto mais rápido os donativos forem preparados para o transporte, mais cedo eles chegam às famílias que precisam. Desde o início da corrente, uma média de seis caminhões deixa a fronteira diariamente levando doações.
A solidariedade não pode parar, pois há mais de 2 milhões de pessoas necessitadas no Rio Grande do Sul. A grande demanda é por alimentos não perecíveis, água, produtos de higiene, roupas de frio e remédios em geral. Quem desejar contribuir pode entregar as doações entre as 8h e às 20h no quartel central dos bombeiros, em frente à catedral diocesana; ou nas unidades do bairro Morumbi II e Maracaná, próximo a UDC.
Leia também
Para ser voluntário na triagem e separação, as pessoas devem comparecer ao batalhão da Vila A. “Somos uma engrenagem, se não tivesse esse apoio imenso da população não teríamos braços suficientes para fazer de forma tão rápida essa triagem, separação e despacho dos caminhões. Agradecemos too o emprenho dos voluntários, empresários e demais que estão empenhados no trabalho”, destacou o tenente Giovane Fontes Valenga, responsável pela comunicação do 9° GB.
Em valor monetário, a ação movida pela Diocese de Foz já arrecadou R$ 87 mil, que foram enviados na manhã dessa segunda-feira ao Regional 3 da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que é responsável pelas dioceses do RS. Repasses de qualquer valor podem ser feitos via Pix pela chave: [email protected], em nome de Mitra Diocesana.
Em todo o Paraná, a campanha SOS RS, movida pelo Governo do Estado, já reuniu mais de 3,3 mil toneladas de ajuda humanitária. Do montante, 1,7 mil toneladas de donativos já foram enviadas ao estado gaúcho por dezenas de caminhões. Os mantimentos foram distribuídos em nove cidades: Rio Pardo, Triunfo, Taquari, Bom Retiro, Pântano Grande, Vera Cruz, Estrela, Lajeado e Sinimbu.
Empresas
Diversas instituições também estão empenhadas em Foz para ajudar o Rio Grande do Sul, realizando doações, enviando equipes para ajudar nos resgates e auxiliando na logística.
Os transportes dos donativos estão sendo realizados por caminhões e carretas de empresas ligadas ao Sindicato das Empresas Transportadoras de Foz (Sindifoz), que está viabilizando a ação.
Boletim
O Rio Grande do Sul chegou a 147 vítimas dos temporais e cheias que atingem o estado desde o final de abril. O boletim da Defesa Civil ainda contabiliza 127 desaparecidos e 806 feridos. O número de pessoas fora de casa é de 617 mil. No total, 79,5 mil estão em abrigos e 538 mil estão desalojados (em casa de amigos e parentes).
Com informações do GDia