Foz do Iguaçu lidera mobilidade internacional entre os trabalhadores no Paraná, mostra o IBGE

Ponte da Amizade, entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, é passagem diária para muitos que viajam a trabalho entre Brasil e Paraguai

ponte da amizade 1
A Ponte da Amizade é um dos corredores internacionais entre Brasil e Paraguai (Foto: Ronildo Pimentel/Diário de Foz)

O Paraná é o estado com o maior número de pessoas que viajam a trabalho para fora do país, apontam dados do novo recorte do Censo 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O levantamento mostra que 6,2 mil paranaenses cruzam a fronteira todos os dias, o maior contingente entre todos os estados brasileiros.

Na região fronteiriça de Foz do Iguaçu, 3,21 % dos moradores declararam ter o local de trabalho principal em outro país, sendo o município com o maior índice em mobilidade laboral internacional no Paraná.

Esse percentual coloca a cidade entre os pontos mais expressivos do estado, especialmente em razão da proximidade com Ciudad del Este, no Paraguai, e Puerto Iguazú, na Argentina. Para muitos residentes da Tríplice Fronteira, a travessia internacional faz parte de sua rotina profissional.

Leia também

O censo aponta que mais de 40 mil veículos transitam pela Ponte Internacional da Amizade, que liga a cidade brasileira à paraguaia, todos os dias. Em municípios vizinhos a Foz, como Santa Terezinha de Itaipu, o índice também é elevado: 1,84 % da população local trabalha fora do país.

O Censo também mostra que dos 5,6 milhões de paranaenses ocupados em 2022, a maioria (4,8 milhões) trabalha no mesmo município onde mora. Outros 610 mil se deslocam para cidades diferentes, e 76 mil percorrem longas distâncias, atuando em mais de um município ou até em outro país.


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz