A Secretaria Municipal de Saúde informa que acompanha o caso de uma mulher de 31 anos que apresentou sintomas compatíveis com intoxicação por metanol, após relatar o consumo de bebida alcoólica destilada. Agora, o Paraná monitora três casos suspeitos, conforme nota da Secretaria Estadual de Saúde.
A paciente está em bom estado de saúde e o quadro clínico é considerado leve. Ela recebe todo o acompanhamento necessário pela equipe de saúde, e o município acionou o protocolo de investigação indicado pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA), em conjunto com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox) e o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), para confirmar ou descartar a suspeita de intoxicação.
Nos últimos meses, diferentes estados do país registraram casos semelhantes, o que acendeu um alerta nacional sobre o consumo de bebidas adulteradas. O metanol é uma substância altamente tóxica e proibida para uso em bebidas, podendo causar cegueira, danos neurológicos graves e até a morte quando ingerido, mesmo em pequenas quantidades.
Leia também
Saúde vacina caminhoneiros na Tríplice Fronteira para reforçar prevenção contra o sarampo
A Prefeitura reforça o pedido para que a população evite o consumo de bebidas sem procedência, especialmente aquelas vendidas a granel, sem rótulo, sem registro de fabricação ou com preços muito abaixo do valor de mercado.
Com o objetivo de proteger a saúde dos consumidores, a Secretaria de Agricultura e a Vigilância Sanitária intensificarão as fiscalizações em bares, mercearias e comércios que vendem bebidas alcoólicas. As ações terão caráter contínuo e preventivo, buscando garantir a segurança da população e evitar novos casos.
A Administração Municipal também solicita que os moradores colaborem, denunciando pontos suspeitos de venda de bebidas irregulares. As denúncias podem ser feitas diretamente à Vigilância Sanitária Municipal, PROCON ou pelos canais oficiais da Prefeitura.
A Prefeitura reafirma seu compromisso com a saúde pública, a segurança alimentar e o bem-estar da população, mantendo transparência e vigilância constante no acompanhamento desse caso.
NOTA – ATUALIZAÇÃO DO METANOL
A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) notificou o Ministério da Saúde neste sábado (4) sobre mais dois casos suspeitos de intoxicação por metanol no Estado, após ingestão de bebida alcoólica. Agora o Paraná soma três casos em investigação.
Os novos pacientes são uma mulher de 31 anos residente de Foz do Iguaçu e um homem de 71 anos residente de Curitiba. Eles fizeram ingestão de bebida alcoólica destilada e apresentaram sintomas compatíveis com intoxicação por metanol, como dor atrás dos olhos e episódios convulsivos.
Os dois pacientes estão internados em serviços de saúde das respectivas cidades e deverão realizar coleta de material que será analisado laboratorialmente para confirmação ou descarte da intoxicação. O quadro clínico da mulher é considerado leve, enquanto do homem é considerado grave.
O terceiro caso que já havia sido notificado nesta sexta-feira (3), de um paciente de 60 anos de Curitiba, segue aguardando o resultado do exame laboratorial. A Sesa, em conjunto com os municípios acompanha a evolução clínica dos casos.
Em casos de suspeitas de intoxicação, os serviços de saúde públicos ou privados devem notificar imediatamente um dos Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Paraná (CIATox) para orientação e conduta adequada.
Se houver ingestão de bebidas alcoólicas e sintomas de intoxicação por metanol, a orientação é buscar imediatamente atendimento de urgência em Unidades de Pronto Atendimento (UPA) ou hospitais, para que sejam realizadas as intervenções necessárias.
Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz