Foz de Iguaçu será a Capital Brasileira da Cibersegurança de 1 a 4 de setembro

Com palestrantes internacionais e networking com empresas, Simpósio de Cibersegurança comemora 25 anos e atrai profissionais

Foz do Iguacu
Foto: Arquivo Diário de Foz

Na primeira semana de setembro, a cidade de Foz do Iguaçu receberá mais de 300 especialistas em cibersegurança, para o maior evento acadêmico da área em toda a América Latina. De 1 a 4 de setembro, no hotel Mabu Thermas, eles se reunirão no 25o Simpósio Brasileiro de Cibersegurança (SBSeg) para discutir os avanços e desafios da área, com palestrantes internacionais, networking com empresas e competições entre profissionais, pesquisadores e estudantes de computação.

Neste ano, em que é comemorado o jubileu de prata do Simpósio Brasileiro de Cibersegurança, são esperados mais de 300 participantes no evento. Os destaques são as palestras de Guofei Gu (Texas University), David Mohaisen (University of Florida), Christian Doeer (University of Potsdam) e Anderson Nascimento (Visa Research). Durante o dia, haverá atividades segmentadas sobre criptografia, identidade digital e segurança eleitoral, por exemplo, além de competições entre os participantes.

Leia também

De centenas de submissões de trabalhos, a organização do Simpósio Brasileiro de Cibersegurança selecionou 155 para serem apresentados durante o evento, com as principais novidades desenvolvidas na área de cibersegurança no país nos últimos anos. Em 2025, o SBSeg terá, pela primeira vez, a Trilha e Fórum da Indústria, workshops de ética e quântica para aproximar os participantes dos problemas enfrentados pelas empresas, além de um espaço dedicado exclusivamente para atrair mulheres para a cibersegurança inspirado por Patrícia Pech e Marcia Tosta.

O evento tem patrocínio da Fundação Araucária, secretaria da Ciência e Tecnologia do Paraná (SETI), do Comitê Gestor da Internet no Brasil, do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, do Google, da plataforma de verificação Único, do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), do centro de inovação CESAR e das empresas Optidata e Eldorado. Itaipu Turismo, Tempest, Globethics e a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) são apoiadores oficiais do evento.

O SBSeg é um evento do calendário oficial da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e, neste ano, tem na coordenação geral Altair Santos e Eduardo Viegas, da PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) e André Grégio, da UFPR (Universidade Federal do Paraná). A realização na Tríplice Fronteira marca as comemorações do jubileu do evento, consolidando sua posição como o maior encontro acadêmico da área na América Latina. No ano passado, o SBSeg foi realizado no ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica) em São José dos Campos e no próximo ano será realizado em Búzios, no Rio de Janeiro.

Visite o site ou @sbseg2025 no instagram para mais informações.


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz