Foz do Iguaçu vai receber dois grandes eventos no mês de novembro, o que deve atrair mais de 5 mil participantes. O Desenvolve Paraná – Governo 5.0 será entre os dias 16 e 18, e o 5º Congresso Empresarial Paranaense e a 32ª Convenção Anual da Faciap nos dias 25 e 26. “Os eventos movimentam a tríplice fronteira. Hotéis, restaurantes, bares atrativos, compras, toda a cadeia turística e os profissionais do setor são envolvidos, o que inclui guias, motoristas e outros profissionais”, diz o prefeito Chico Brasileiro.
Ela cita o caso do Rally dos Sertões que injetou, em média, R$ 1 milhão por dia na semana da largada do evento em Foz do Iguaçu. “O rally movimentou mais de três mil pessoas em cinco dias. Em cinco dias, somente do evento foram 1,7 mil pessoas nas caravanas, entre técnicos, pilotos, famílias e voluntários”, completa.
Veja também
- Aeronave que estourou pneus em São Paulo decolou do Aeroporto de Foz
- ExpoConstruindo chega ao último dia com oportunidades incríveis em Foz
Ocupação Hoteleira
O presidente do SindHotéis, Marcelo Martini, diz que os grandes eventos também movimentam os hotéis mais próximos e outros serviços, aquecendo ainda mais todas as empresas do setor turístico. Os hotéis próximos também recebem os participantes. “Assim como se intensifica o movimento nos restaurantes, churrascarias, bares, cantinas e cafés”, observa.
Segundo Martini, a hotelaria de Foz do Iguaçu está apta para receber qualquer tipo de evento, desde o mais simples até o mais complexo. São espaços que vão de salas para pequenas reuniões para 50 pessoas, passando por locais médios de até 500 pessoas, até auditórios com capacidade de receber público de quase 3 mil pessoas.
No total, os espaços para eventos, considerando no formato de auditório, se atingirem a capacidade máxima, podem receber quase 32 mil pessoas ao mesmo tempo. “Foz do Iguaçu e a hotelaria se prepararam para receber qualquer tipo de evento. Esse setor garante ocupação média de 70% nos 130 mil leitos da hotelaria de Foz e região”, diz ele.
Os eventos
A AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e o Sebrae esperam pelo menos 3 mil pessoas entre os dias 15 e 18 de novembro no Hotel Rafain Palace, com participação de prefeitos, secretários, vereadores, e gestores das 399 cidades do Paraná.
O encontro vai reunir ainda autoridades municipais, estaduais e federais e representantes do setor privado. Entre seus objetivos, estão a discussão de programas que promovam o crescimento social e econômico dos municípios; o estímulo aos pequenos e médios negócios locais, por meio da geração de empregos e renda nas microempresas; a ampliação do diálogo entre os gestores públicos e o setor privado; e debate de cases de que contribuam para a melhoria da administração pública.
Já o evento da Faciap será dias 25 e 26 de novembro, no Recanto Cataratas. O 5º Congresso Empresarial Paranaense e a 32ª Convenção Anual da Faciap vão tratar de temas que impactam na rotina das organizações nos campos do associativismo, inovação, liderança, empreendedorismo e negócios.
O congresso é voltado aos empresários paranaenses e vai discutir a inovação no varejo, as tendências em gestão, o impacto do cadastro positivo e do open bank no meio empresarial, os bastidores da economia nacional, entre outros.