O Aeroporto Internacional Cataratas, em Foz do Iguaçu, ganhará um reforço na malha aérea na semana de carnaval. As companhias Azul e Gol oferecerão voos extras que ligarão a Terra das Cataratas às cidades do Rio de Janeiro, Recife, Salvador e Campinas. As operações ocorrerão entre os dias 16 e 26 de fevereiro.
Destaca o GDia que a ação partiu de uma iniciativa da CCR Aeroportos, que administra o terminal na fronteira. A parceria com as companhias aéreas visa oferecer mais comodidade aos moradores e turistas, já prevendo um aumento na demanda em virtude do feriado.
Leia também
- Câmara de Foz busca soluções após chuvas comprometerem estruturas na cidade
- Saúde de Foz retoma vacinação de bebês e crianças contra a Covid-19
“O nosso objetivo é oferecer aos passageiros mais opções para que eles possam programar suas viagens com maiores recursos e tranquilidade. Além de estarmos oferecendo uma múltipla gama de destinos, aumentamos a quantidade de voos”, disse o gerente executivo da CCR, Marcius Moreno.
Além destes voos extras, desde dezembro o aeroporto de Foz vem oferecendo voos diretos para Montevidéu, no Uruguai. São disponibilizadas duas partidas semanais: às terças-feiras, com saída de Foz às 13h35; e aos sábados com saída às 12h55. As passagens podem ser adquiridas no site da Azul.
Também na categoria internacional, a JetSmart vem operando desde o final do ano passado uma linha direta entre Foz e Santiago, no Chile. As passagens podem ser adquiridas diretamente no site na companhia chilena, considerada uma empresa lowcost, por ter passagens de baixo custo.
De acordo com a Infraero, mais de 160 mil passageiros passaram pelos corredores do Aeroporto Cataratas entre o final de dezembro de 2022 e início de janeiro deste ano. Neste carnaval a projeção é de que a movimentação cresça cerca de 50%.
Crescimento
Após uma queda de 64% em 2020, em 2022 foi constatado um aumento de quase 60% na movimentação do aeroporto, com cerca de 1,5 milhões de passageiros. Os dados, registrados pela Agência Nacional de Aviação Civil, a Anac, confirmam a importância do Destino Iguaçu como uma referência entre outros destinos nacionais.
Na comparação nacional o aeroporto de Foz ficou com o segundo lugar entre os registros de embarques e desembarques em cidades do interior, ficando atrás apenas de campinas em São Paulo. E a atividade deve aumentar com os voos internacionais já implantados e as novas rotas em negociação.
Hotéis preparados
Além da preparação para oferecer conforto para quem pretende viajar, Foz também está preparada para receber turistas. A rede hoteleira da cidade estima uma ocupação próxima de 90% nos dias de carnaval. Uma prévia realizada pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindihotéis) mostra a expectativa do setor, que é formado por aproximadamente 26 mil leitos.
De acordo com projeções dos principais atrativos turísticos, a cidade espera receber mais de 50 mil turistas durante o Carnaval, o que inclui os visitantes das cidades próximas que ficam em casas de amigos, parentes ou alugadas por aplicativos.
Os atrativos também estão preparados e com grande expectativa. As estimativas superaram bastante os números de 2022, quando o Parque Nacional do Iguaçu recebeu 23 mil visitantes no carnaval, por exemplo. A programação será divulgada em breve.
No Complexo da Itaipu serão disponibilizados mais horários para visitar os atrativos. Os turistas serão até recebidos por uma bandinha de carnaval e poderão fazer fotos 360 graus.