O Mercado Público de Foz do Iguaçu, na antiga Cobal da Vila A, deverá ser entregue em junho. A informação foi divulgada pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) na última quinta-feira (15), em reunião do Conselho Municipal de Turismo (Comtur).
A atualização das etapas confirmam que as obras da estrutura sejam entregues, no aniversário de 110 anos de emancipação do município. A apresentação foi feita pela equipe comandada por Yuri Benites, Diretor de Turismo do Parque Tecnológico Itaipu (PTI).
Construído com recursos da Itaipu, seguindo as diretrizes da atual gestão da Binacional, o Mercado Público terá gestão do PTI, que assumiu a gestão em fevereiro deste ano. A estrutura possui mais de 4,7 mil metros quadrados de área construída e 1,2 mil metros quadrados de área locável.
Leia também
Ao todo, serão 69 boxes comerciais, sendo 12 com função social, destinados a entidades assistenciais. Para isso, o PTI publicou, no início de fevereiro, um edital de chamamento para instituições interessadas em participar de uma futura seleção para a ocupação de até 12 boxes sociais no Mercado Público.
“Estes 12 boxes sociais serão destinados exclusivamente para associações sem fins lucrativos e cooperativas de artesanato ou de agricultura familiar, de pequeno porte, que receberão benefícios para consolidar a sua implementação e operação. A expectativa é que a abertura do Mercado Público aconteça em junho”, ressaltou Enio Verri, diretor-geral brasileiro da Itaipu. Quando entregue, deverá gerar 270 empregos diretos e 180 indiretos.
Contexto
O Mercado Público, localizado na Vila A de Itaipu, será uma opção de abastecimento com produtos regionais, gastronomia regional, atrativo turístico e integração cultural e social. A Gerente de Iniciativas de turismo da Itaipu Binacional, Aline Teigão garantiu que a empresa fará a contratação de mais de 600 apresentações artísticas durante 3 anos, além de realização de férias e eventos temáticos.

O cronograma prevê que ainda no mês de março o lançamento do edital para ocupação dos boxes. Em abril acontece a assinatura dos contratos com lojistas e ajustes dos boxes e finalmente a abertura ao público em junho, destacou o jornalista Adilson Borges Lago, do Iguaçu News Tur.
Sobre o Comtur O Conselho Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu é um órgão colegiado de caráter consultivo, normativo e deliberativo e o atual presidente é o empresário Paulo Angeli. Atualmente conta com 40 entidades membro, com titulares e suplentes.