Visitantes deverão apresentar comprovante de vacinação contra a Covid-19 em duas doses e teste negativo RT-PCR com três dias de antecedência
A diretora nacional de Migrações, Florencia Carignano, deu detalhes do teste piloto de abertura turística entre Argentina e Brasil que acontecerá a partir de segunda-feira, 27 de setembro, quando será reaberta a Ponte internacional Tancredo Neves, que liga Porto Iguaçu a Foz de Iguaçu.
A respeito da reabertura do próximo dia 27, que ocorrerá antes da medida nacional, prevista para 1º de outubro, Carignano indicou que “estamos realizando um teste-piloto para a entrada de brasileiros em Porto Iguaçu por via terrestre”.
Da mesma forma, esclareceu que “a província também solicitou a autorização do aeroporto, mas basicamente é por via terrestre, onde a província instalou um laboratório na passagem de fronteira”, disse.
Diante dessa confirmação, o Diretor de Migração explicou que “então os brasileiros vão ter que apresentar o comprovante de vacinação em duas doses contra o coronavírus, o teste negativo RT-PCR, quem não tiver o teste, poderá fazer em postos montados próximos à aduana e vão poder ir comer, comprar ou se quiserem vão poder ficar dois ou três dias na cidade; isso é um teste piloto”.
A quarentena não será obrigatória, conforme especifica o decreto da Casa Civil da Argentina a ser publicado, embora essa medida seja “desde que esteja em vigor o esquema completo de vacinação”.
O secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Paulo Angeli, afirma que ainda não há confirmação oficial por parte do governo Nacional da Argentina, sobre a reabertura da fronteira.
Entretanto, o setor do turismo de Porto Iguaçu prepara-se para regressar à atividade, já que também foi confirmado que parques nacionais, como as Cataratas, poderão funcionar a 100% da sua capacidade.
Com informações de Portal da Cidade