Funcionários do Macuco Safari estão com salários de abril atrasados. Empresa diz que crise afetou caixa

WhatsApp
Facebook

Funcionários do Macuco Safari, tradicional passeio no Parque Nacional do Iguaçu operado sob concessão do governo federal, estão com os salários referentes a abril atrasados há quase um mês. Cerca de 200 trabalhadores foram afetados pela falta do pagamento, que deveria ter sido realizado até 8 de maio (quinto dia útil do mês), informa o portal H2Foz.

Macuco Safari anuncia férias ou compensação de jornada aos colaboradores

O atraso foi denunciado ao Ministério Público do Trabalho e Sindicato dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (STTHFI) em maio. O fato envolvendo a empresa que opera passeios de barco e atividades de ecoaventura na unidade de conservação também foi comunicado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Os funcionários relatam que têm acionado regularmente a empresa, mas ainda não tiveram nenhuma resposta concreta sobre a previsão do pagamento. “É um total descaso com os seus colaboradores. Há relatos que muitos passando dificuldades em seus lares”, armou o denunciante, que pediu anonimato.

“A empresa até agora não fala em prazo para pagamento. Os funcionários estão se ajudando entre si. Aqueles que conseguiram receber alguma parte do governo estão ajudando comprar alimento para os outros, fazemos ‘vaquinha’ para não ver nosso colega passar fome”, completou.

Sindicato – O presidente do STTHFI, Vilson Osmar Martins, disse ter buscado um diálogo, porém devido à falta de uma resposta efetiva a entidade intimou extrajudicialmente a empresa para uma resposta em até 48 horas (prazo vence quinta-feira, 4). O sindicato informou que o procedimento em trâmite no Ministério Público do Trabalho pode resultar na convocação de uma audiência de conciliação.

Conforme Martins, a empresa teria enquadrado 116 funcionários na redução de jornada com diminuição de salário, com pagamento feito pela empresa e pelo governo. O valor de responsabilidade da empresa ainda não foi depositado na conta-corrente dos funcionários.

Outros cerca de 40 colaboradores tiveram suspensão do contrato (quando o benefício é pago pelo governo).

Covid-19 – Procurado pelo H2FOZ, o Grupo Macuco Safari, que opera há mais de três décadas no PNI, enviou uma nota de esclarecimento informando que o atrativo enfrenta os reflexos causados pela pandemia do novo coronavírus, porém sem responder às perguntas sobre quantos funcionários foram afetados pelo atraso no pagamento da folha de abril e qual é a previsão para regularizar a situação.

Em nota, a empresa comunicou ainda ter aplicado “férias antecipadas para alguns colaboradores e suspensão para outros colaboradores, além de encerrar contratos de trabalho, como ocorreu com diversas empresas do ramo em Foz do Iguaçu. Todos seus colaboradores foram encaminhados para alguns dos benefícios propostos pelo governo federal”.

Justicou, ainda, que “o departamento de recursos humanos da empresa atende seus colaboradores quando há divergências de informações, sempre se colocando à disposição para atender seus empregados”, diz a empresa. Veja a nota na íntegra ao m desta matéria.

Nota de esclarecimentos à imprensa

Primeiramente, esclarecemos ao jornal que a empresa atuante no ramo de turismo, assim como hotéis e agências, teve suas atividades suspensas devido ao decreto municipal de Foz do Iguaçu, a partir de 20 de março de 2020, e ainda, as empresas instaladas no âmbito do Parque Nacional do Iguaçu tiveram a suspensão da visitação de turista desde 18 de março de 2020, suspensão das atividades vigentes até o presente momento.

O decreto municipal de Foz do Iguaçu/PR determinava a paralisação das atividades comerciais e a portaria do Parque Nacional do Iguaçu determinava a suspensão das visitações de turistas nas cataratas, Parque Nacional do Iguaçu.

A medida provisória do governo federal 936/2020, contemplava a possibilidade de exibilizações das relações de trabalho, como férias antecipadas e suspensões dos contratos de trabalho.

O grupo Macuco Safari aplicou férias antecipadas para alguns colaboradores e suspensão para outros colaboradores, além de encerrar contratos de trabalhos, como ocorreu com diversas empresas do ramo em Foz do Iguaçu.

Todos seus colaboradores foram encaminhados para alguns dos benefícios propostos pelo governo federal.

O departamento de recursos humanos da empresa atende seus colaboradores quando há divergências de informações, sempre se colocando à disposição para atender seus empregados.

Estamos unidos com todos colaboradores e com nossos pares para enfrentamento dessa pandemia mundial.

Grupo Macuco Safari
Foz do Iguaçu, 3 de junho de 2020.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *