A Fundação Cultural de Foz do Iguaçu abre nesta quarta-feira (23) as inscrições para a seleção de projetos, ações, obras, espetáculos culturais, shows artísticos e outras iniciativas culturais que poderão receber recursos de até R$ 50 mil da Política Nacional Aldir Blanc de fomento à cultura (PNAB), via Ministério da Cultura.
O valor total disponibilizado pelo edital da Fundação Cultural é de R$ 250 mil. Serão selecionados até cinco projetos, que devem ter pelo menos dois anos de histórico de realização e passarão pela avaliação de uma comissão composta por pareceristas externos. As iniciativas podem ser inscritas até o dia 11 de maio deste ano.
Leia também
O objetivo do edital é promover o acesso da população a produções culturais de qualidade. “Serão selecionados projetos que já tem uma história na cidade, para garantir que as ações contempladas já estão integradas à comunidade de Foz e contribuam para a descentralização e a democratização do acesso à cultura”, afirma o diretor presidente da Fundação Cultural, Dalmont Benites.
Podem inscrever seus projetos para receber os recursos via edital agentes culturais, que são pessoas ou grupos de pessoas responsáveis por criar, produzir e promover manifestações culturais, como artistas, músicos, escritores, cineastas, produtores culturais, entre outros; que podem ser pessoas jurídicas com ou sem fins lucrativos. Cada um poderá concorrer com até duas iniciativas, mas somente poderá ser contemplado com até um projeto.
As iniciativas podem ser das mais diversas expressões artísticas, como artes visuais, teatro, dança, música, literatura, artes visuais, cinema e audiovisual, cultura popular e tradicional, entre outras.
O formulário de inscrições, bem como orientações para o preenchimento, cronograma e demais informações do edital estão disponíveis na edição do Diário Oficial do Município publicada nesta terça-feira (22), e podem ser acessados pelo link.