Nesta semana, representantes da Federazione Italiana Cuochi (FIC) – Brasile iniciaram a visita técnica em Foz do Iguaçu. Eles participaram de um walking tour guiado pelo centro histórico da cidade e uma recepção especial na Fundação Cultural. As atividades marcaram o início dos preparativos para a Convenção Internacional da FIC, que será realizada neste ano em Foz.
“Todos os eventos que escolhem Foz como palco deveriam começar por aqui. Conhecer a nossa história logo no primeiro momento dá corpo e profundidade a tudo o que vem depois. Ficamos muito felizes por começar dessa forma. Se cada evento se preocupasse em deixar um legado como a FIC está fazendo, isso refletiria de maneira incrível no futuro de Foz do Iguaçu e de toda a região”, afirmou Giovanna Salvatti Rafagnin, anfitriã da GS8 Experiências e responsável pelo roteiro da comitiva.
Durante o passeio, a comitiva visitou pontos emblemáticos da cidade como o edifício Bartolomeu Mitre, as Casas Trigêmeas, o prédio do Primeiro Banco do Brasil, a Igreja Matriz, a Casa Paroquial, a primeira Câmara de Vereadores, a antiga Prefeitura e o Hotel Cassino. O tour também contou com a presença de Isabel Cristina Pruner, bisneta de Frederico Engel, além de empresários, chefs, guias e profissionais de diferentes setores.
Leia também
Pela primeira vez, a Fundação Cultural de Foz do Iguaçu abriu suas portas exclusivamente para um evento gastronômico internacional. Para o diretor-presidente da Fundação, Dalmont Benites, “a gastronomia está intrinsecamente ligada à cultura. É em torno das mesas que nos conectamos, criamos vínculos e estabelecemos relações afetivas que nos caracterizam como protagonistas de nossa época”.
O prefeito General Silva e Luna também destacou a iniciativa e disse que “eventos assim reforçam a nossa vocação como cidade polo, catalisadora e fomentadora de projetos icônicos e inovadores, como esse legado gastronômico que poderá ficar arraigado na cultura local”.
Além de fortalecer os laços entre Itália e Brasil, a visita técnica da FIC também abre caminho para a realização da Settimana Italiana em Foz do Iguaçu, um projeto cultural que já começa a ser desenhado e poderá fazer parte do calendário oficial da cidade.
A valorização da história local e o compromisso com a formação de novos profissionais são pontos que diferenciam esta edição da Convenção, e apontam Foz do Iguaçu como forte candidata ao título de Cidade Criativa da Gastronomia da Unesco, em um próximo edital.
Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz