Gestão da Prefeitura de Curitiba terá foco na imunização da população contra covid-19, afirma Greca

WhatsApp
Facebook
Solenidade de posse de Greca e Eduardo Pimentel, na Câmara Municipal (Foto: Pedro Ribas/SMCS)

O prefeito Rafael Greca tomou posse, nesta sexta-feira (1º/1), na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), se tornando o único eleito três vezes para o cargo na história da capital. Greca vai comandar Curitiba de 2021 a 2024.

Segundo ele, nesse início de novo governo, será feito um esforço de gestão para colocar em prática um programa de imunização da população contra a covid-19 e para a retomada econômica.

“Imunize Já. Quem dera eu tivesse aqui um laboratório para fabricar vacinas na Cidade Industrial de Curitiba e um instituto como o Butantan, na Universidade Federal do Paraná. Nós dependemos de outras esferas de governo, mas vamos fazer de tudo para que tenhamos o mais rápido possível os imunizantes para iniciarmos a vacinação”, disse Greca.

“Esperamos que até a Páscoa tenhamos 300 mil pessoas imunizadas, 200 mil pela vacina e 100 mil recuperadas”, projetou.

Greca disse que não poupará esforços para que toda a população possa ser imunizada, dos profissionais de saúde, que deverão ser o primeiro grupo a ser vacinado, até os curitibinhas.

“O ideal é que recebamos tanto a Coronavac, que está sendo trazida pelo governo de São Paulo, como os imunizantes que o governo federal vai comprar”, disse.

Greca e o vice-prefeito, Eduardo Pimentel, foram reconduzidos aos cargos em uma sessão na CMC presidida pela vereadora mais votada, Indiara Barbosa (Novo), e secretariada pelo vereador Tito Zeglin (PDT). Greca assinou o termo de posse acompanhado da primeira-dama, Margarita Sansone.

Em um discurso emocionado, Greca lembrou as três vezes que foi eleito para prefeito da cidade. “Curitiba perguntou três vezes se eu a amava e eu respondi que sim”, disse.

Greca foi prefeito, pela primeira vez, entre 1993 e 1996. Foi eleito, pela segunda vez, em 2016, e iniciou o mandato em 2017.

Reeleito com quase 60% dos votos em primeiro turno na última eleição, em novembro de 2020, ele vai comandar a cidade que abriga hoje 1,93 milhão de habitantes e que terá um orçamento de R$ 9,3 bilhões para 2021.

Plano de Recuperação
Durante seu discurso, o prefeito lembrou os desafios encontrados quando assumiu a última gestão, em 2017. “ A cidade estava quebrada. Imaginem se não tivéssemos feito o Plano de Recuperação de Curitiba, que colocou as contas do município no azul e permitiu que criássemos um fundo de emergência que hoje nos ajuda a enfrentar a pandemia. Entregamos uma cidade melhor, mais justa e mais bonita. Agora vamos trabalhar para que ela melhore ainda mais e seja mais sustentável, inovadora e ainda comprometida com as causas sociais”, disse.

Greca citou alguns projetos que devem marcar o novo mandato, como o bairro novo da Caximba, o projeto da Vila Divino, junto ao Rio Atuba, a implantação do novo Inter II, que vai beneficiar 38 bairros, a substituição da iluminação pública por lâmpadas LED, as transposições da Linha Verde, além de um esforço social humanitário, por meio da Fundação de Ação Social (FAS).

Para respeitar os protocolos de distanciamento social e de prevenção da covid-19, a cerimômia contou com um número reduzido de participantes e foi transmitida pelas redes sociais.

Logo após a cerimônia, o prefeito concedeu uma entrevista coletiva virtual e seguiu para uma cerimônia na Capela dos Fundadores da Cidade no Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem, para o anúncio da composição do secretariado, com os nomes do primeiro escalão para cada pasta.

Biografia
Curitibano, Rafael Greca nasceu em 17 de março de 1956. É filho de Terezinha Greca de Macedo e do engenheiro Eurico Dacheux de Macedo e casado com a jornalista Margarita Pericás Sansone.

Formado em Economia e Engenharia, com especialização em Urbanismo e membro concursado do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Greca foi vereador, deputado estadual constituinte, prefeito de Curitiba, deputado federal mais votado do Brasil e ministro de Estado do Esporte e Turismo. Recebeu inúmeras condecorações e prêmios internacionais. Entre os mais significativos, o Prêmio Mundial do Habitat 1996, ou World Habitat Award 1996, da Organização das Nações Unidas, pelo conjunto de sua obra humanitária.

Escritor, poeta, editor e pesquisador da História, membro da Academia Paranaense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná. Presidiu a Companhia de Habitação do Paraná entre 2007 e abril de 2010, quando assumiu mandato de deputado estadual.

Presenças
Estiveram presentes à sessão de posse o Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Adalberto Jorge Xisto Pereira; o comandante da 5ª Divisão do Exército, Carlos Penteado; o diretor geral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) – Paraná, Valcir Mombach; o presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Camilo Turmina, os vereadores Sabino Picolo, Mauro Bobato, Pier Petruziello, Osias Moraes Ezequias Barros; Paula Mocellin Slaviero, mulher do vice-prefeito Eduardo Pimentel; Luiz Fernando Jamur, secretário de Governo; Mônica Santana, secretária de Comunicação Social; Cibele Fernandes Dias, assessora especial; Vitor Puppi, secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento,; Carlos Celso dos Santos Júnior, superintendente da Guarda Municipal; Alexandre Jarschel de Oliveira, secretário de Planejamento e Administração; Luiz Damaso Guzzi, secretário de Segurança Alimentar; e Marli Teixeira Leite, assessora de Promoção da Igualdade Étnico Racial.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *