Vereadora pede informações da gestão de resíduos sólidos de Foz do Iguaçu

Os requerimentos da vereadora Yasmin Hachem (PV) buscam informações sobre aterro sanitário e coleta seletiva

13e53477 2f46 4eb2 b251 6ee1db3a83ee
Foto: Christian Rizzi - Câmara de Foz

O aterro sanitário, expansão da coleta seletiva e Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) estão sendo fiscalizados pela vereadora Yasmin Hachem (PV), por meio dos Requerimentos nº 271/2025, nº 273/2025 e nº 274/2025. Os documentos buscam informações do Executivo sobre administração do aterro sanitário, gestão de resíduos sólidos, organização e conscientização sobre a coleta seletiva do município de Foz do Iguaçu.

A respeito da coleta seletiva (requerimento 274/2025), a vereadora explica que quer entender qual o planejamento do Executivo para o programa para atendimentos dos bairros e demais localidades em que hoje a coleta é feita apenas uma vez por semana ou não é feita.

Ela busca informação de como funciona a organização do sistema de coleta seletiva, pontos de entrega voluntária de materiais recicláveis, metas de expansão, estrutura de apoio técnico e financeiro às cooperativas envolvidas na triagem e comercialização dos recicláveis. “Queremos saber se tem principalmente algum planejamento sobre conscientização, separação do lixo, reciclagem”, pontuou a vereadora Yasmin Hachem (PV).

Leia também

Já com relação ao aterro sanitário, o requerimento nº 271/2025 busca informações referentes à licença ambiental, gestão e renovação de licença, tempo de vida útil. “O aterro sanitário tem uma vida útil e está chegando ao fim. Também, temos que saber qual é o plano da prefeitura em relação às ações que está organizando para diminuir a produção de lixo da sociedade iguaçuense”, complementou a vereadora Yasmin.

A outra proposição em questão, é o requerimento nº 273/2025 que pede informações sobre o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), como custo anual da gestão de resíduos sólidos, empresas cadastradas, valor de arrecadação e mecanismos de fiscalização. PGRS é um documento que descreve as ações de resíduos sólidos em uma empresa, detalhando a identificação, classificação, segregação, acondicionamento, transporte, armazenamento, tratamento e destinação final.

O texto ressalta que a gestão adequada dos resíduos sólidos é uma necessidade urgente diante dos desafios ambientais, sociais e econômicos enfrentados pelo município.

Vídeo no Youtube.

@fozdiario