Gestão Integrada do turismo de Foz do Iguaçu tem acordo renovado

WhatsApp
Facebook

Representantes da Itaipu Binacional, Prefeitura, Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (FPTI), Visit Iguassu, Sindetur, Comtur e Fundo Iguaçu assinaram, na última quinta-feira (13), a renovação do acordo de cooperação da Gestão Integrada do turismo de Foz do Iguaçu.

O documento terá validade de cinco anos e prevê ações e investimentos para garantir novos recordes no turismo iguaçuense. Estão previstas medidas de divulgação e promoção do destino, captação de eventos, atração de novos investimentos públicos e privados, elaboração de projetos estruturantes, produção de pesquisas e estudos, entre outros.

Segundo o documento, o adesão da Gestão Integrada para os próximos anos é garantir a permanência de Foz do Iguaçu entre os principais destinos para os públicos nacional e internacional. Hoje a cidade é a terceira que mais recebe turistas estrangeiros no país.

Outro ponto pactuado entre as entidades do turismo é elevar a posição de Foz do Iguaçu entre os destinos que mais recebem eventos nacionais e internacionais. A recente mudança no decreto de eventos, assinada pelo prefeito Chico Brasileiro, deve ser fundamental para impulsionar a captação de congressos, palestras, conferências, encontros e outros para a cidade.

A ampliação do tempo de permanência dos turistas e o aumento do gasto médio da demanda turística no Destino Iguaçu também estão entre as metas da Gestão.

Evolução
Na opinião do prefeito Chico Brasileiro, a renovação do acordo é a garantia “ de melhores resultados para o turismo local com crescimento positivo de visitação em todos os atrativos”.

Ainda segundo ele, o “turismo movimenta mais de 50 ramos do setor, trazendo maior circulação de recursos entre profissionais do turismo e também contribuindo para maior arrecadação, possibilitando um maior investimento do município em serviços públicos”.

Desenvolvimento
O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Marcos Stamm, acredita que o novo acordo possibilita “o desenvolvimento econômico de toda a região onde a Itaipu está inserida”. E acrescenta. “A Itaipu também é uma geradora potencial de turistas. Somos o segundo polo de turismo na região, e devemos completar um milhão de visitantes esse mês”.

Referência
“Gestão Integrada é considerada pelo Ministério do Turismo referência de boa prática de governança para os demais destinos turísticos brasileiros. Renovação do acordo pelos próximos cinco anos vai permitir a continuidade das ações e o fortalecimento do setor”, armou o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla.

Compromisso assumido
“Este acordo de cooperação vem para raticar o compromisso já assumido anteriormente entre todas as entidades parceiras na Gestão Integrada do Turismo, composta pela Prefeitura de Foz do Iguaçu, Itaipu, Visit Iguassu, Comtur e Fundo Iguaçu. Por meio dessa união, o setor e a cidade tiveram grande desenvolvimento nos últimos anos e tendem a ter muito mais. O Comtur assina esse documento em nome de todas as suas entidades, para que elas tenham a representatividade e o comprometimento de colaborar para fortalecer o turismo na cidade e região”, avaliou o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Carlos Silva.

Estiveram presentes o presidente do Visit Iguassu, Jaime Nascimento, o presidente do Sindetur, Licério Santos, o coordenador de Turismo da Itaipu, Emerson Orcini, o secretário Geral do Fundo Iguaçu, Enio Eidt e Aline Teigão, do FPTI.

Com informações do Portal H2FOZ

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *