Governador e vice, senador e deputados eleitos em outubro no Paraná são diplomados pelo TRE

WhatsApp
Facebook
Cerimônia de diplomação dos eleitos em outubro ocorreu no Teatro Positivo em Curitiba (Créditos:Orlando Kissner/Alep)

Cerimônia foi realizada no Teatro Positivo, em Curitiba, nesta segunda-feira (19), e é o ato que formaliza a lisura do processo eleitoral e garante que os candidatos eleitos estão aptos para assumirem o cargo

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), sob condução do presidente do órgão, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, realizou nesta segunda-feira (19) a sessão solene para a diplomação dos candidatos eleitos em outubro de 2022. A entrega do diploma, que oficializa o resultado da eleição e dá direito ao eleito de assumir o mandato, foi realizada no Teatro Positivo, em Curitiba.

Foram diplomados o governador eleito, Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD), e Darci Piana (PSD) como vice-governador, que tomam posse no dia 1º de janeiro de 2023 na Assembleia Legislativa; os 54 deputados estaduais e suplentes até a terceira colocação de cada partido ou federação; além do senador eleito Sergio Moro e dois suplentes de senador; e 30 deputados federais e suplentes até a terceira colocação de cada partido ou federação, que tomam posse em 1º de fevereiro, na Assembleia Legislativa do Paraná, no Senado Federal e na Câmara dos Deputados, respectivamente.

“A cerimônia de diplomação marca o encerramento do processo eleitoral. Vitória da democracia e da nossa, porque não, sociedade. Que fiquem no passado as agressões ao processo eleitoral, pois quem atestou sua credibilidade, segurança e confiabilidade foram os próprios eleitores. Após essa solenidade as eleitas e os eleitos no pleito desse ano assumirão, a partir de em 2023, suas respectivas funções públicas no Executivo e no Legislativo”, disse o presidente do TER que apresentou um histórico dos 90 anos do Tribunal e as ações realizadas em 2022 para garantir a segurança tranquilidade das eleições.

Leia também

O presidente da Assembleia Legislativa e o quarto deputado mais votado, deputado Ademar Traiano (PSD), disse que essa é a diplomação mais importante de sua história política. “É a nona diplomação que participo. Claro que sempre é momento de muita emoção. É a consagração de um processo político que construímos ao logo dos 40 anos e cada eleição é uma história nova. Essa, de todas, foi a melhor da minha história. Por essa razão, é um momento para comemorar e agradecer a todos aqueles que ao longo da caminhada estiveram com a gente e valorizaram nosso trabalho”.

O primeiro secretário da Assembleia e sexto deputado mais votado, Luiz Claudio Romanelli (PSD), falou do desafio que é cada eleição e que com a diplomação, todos estão aptos para serem empossados em suas funções.

“Sempre é uma emoção nova. Cada eleição é um desafio e o fato concreto é que hoje se encerra todo um longo período do processo eleitoral, dessa vez com 101.175 votos. Uma demonstração de confiança dos eleitores e uma grande responsabilidade, claro sempre temos que corresponder às expectativas de quem nos elege. Um dia importante, alguns minutos que se recebe o diploma, mas para chegar até aqui é uma longa caminhada. A diplomação nos habilita para a posse que será no dia 1º de fevereiro. Desejo a todos os diplomados que possam, de fato, nunca frustrar a expectativa do povo paranaense e possamos dar as respostas que a população espera”.

A lista completa dos diplomados está no site da Alep

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *