O avanço dos casos do novo Coronavírus (Covid-19) e o aumento de óbitos devido complicações provocadas pela doença tem sido motivo de preocupação das autoridades sanitárias. O temor é devido ao descontrole do vírus no Paraná, alertou o secretário estadual de Saúde, Beto Preto. Em Foz do Iguaçu, as orientações sanitárias não estão sendo seguidas, diz a Promotoria do Ministério Público.
No sábado (21), a Vigilância Epidemiológica confirmou mais 229 casos de Coronavírus e um óbito em Foz do Iguaçu. Neste domingo (22), foram mais 80 casos e mais duas mortes por complicações clínicas devido a Covid-19. Deste o início da pandemia, em março deste ano, a cidade contabilizou 12.189 moradores infectados e 174 óbitos.
“É preciso coragem mais uma vez”, disse no final de semana o secretário Beto Preto. De acordo com ele, a Secretaria de Estado da Saúde alerta que apesar da reativação de leitos, medidas de consciência pela população devem ser adotadas neste momento. “Os paranaenses já foram colaborativos neste sentido e precisamos novamente deste esforço”, ressaltou.
Não faltaram leitos de UTI no Paraná até o momento, informou Beto Preto. “Foi habilitada uma segunda rede hospitalar para enfrentar a pandemia. O Governo do Paraná está atuando de maneira firme e descentralizada para assegurar estas estruturas”.
“Mas leitos disponíveis não são a justificativa para que as pessoas façam festas, realizem churrascos com amigos, promovam encontros ou estejam aglomeradas”, ressaltou. Quem puder ficar em casa, diz o secretário, “que faça isso”.
Quase 6 mil mortes
“São recursos e estruturas finitas. Quase 6 mil paranaenses já morreram pelo coronavírus. O vírus é incontrolável e atinge qualquer pessoa. É preciso coragem de todos neste cenário”. Beto Preto lembra que os municípios têm autonomia para decidir sobre medidas restritivas nos seus territórios.
Muitos gestores estão fazendo esforços imensuráveis nesta crise. “Mas o vírus já mostra que não escolhe a sua vítima. Pessoas morreram. Por isso, precisamos de todos nesta guerra. Preservar vidas e a saúde dos paranaenses é a nossa missão”, completou.
Vista grossa
O aumento dos casos de Coronavírus em Foz do Iguaçu pautou o Contraponto da Rádio Cultura na sexta (20). O promotor público Marcelo Mafra disse que as orientações sanitárias não estão sendo seguidas e que o município está “fazendo vista grossa” na fiscalização de estabelecimentos comerciais.
Segundo Mafra, houve um relaxamento da população, que não está mais seguindo as orientações para evitar a proliferação do vírus, sobretudo os estabelecimentos comerciais, que não estão cumprindo o termo de responsabilidade.
“A população perdeu o medo, aliado a campanha eleitoral nesse período, as pessoas foram para a rua, reuniões, churrasco, mas isso tudo, nem sempre os cuidados são observados”, salientou. Na entrevista, Mafra pontuou que o município deixou de fiscalizar, principalmente os estabelecimentos comerciais.
Por: GDia