Governo de Misiones vai elaborar um protocolo para reabrir fronteira com Foz do Iguaçu

WhatsApp
Facebook

O governo da província de Misiones vai elaborar um protocolo sanitário para a reabertura da Ponte Internacional Tancredo Neves que une Puerto Iguazú (Argentina) a Foz do Iguaçu (Brasil). A via, fechada desde meados de março do ano passado devido a pandemia do coronavírus (covid-19), será habilitada apenas para o turismo internacional, atendendo uma série de pré-requisitos.

O protocolo sanitário será submetido nos próximos dias ao governo federal, informou o governador de Misiones, Herrera Ahuad, que encontrou sábado (14) o presidente Alberto Fernández, durante uma agenda em Puerto Iguazú. A expectativa é que a abertura da Ponte Tancredo Neves funcione como um piloto. A reabertura poderá ocorrer no final de setembro, mas não será para o tráfego fronteiriço.

Nesta primeira fase, será apenas para o turismo internacional, mediante apresentação de testes negativos para covid-19 e reservas em estabelecimentos de hospedagem no país. De acordo com Herrera Ahuad, Puerto Iguazú já tem um bom índice de vacinação contra o vírus, além de ter alcançado um importante equilíbrio epidemiológico. “Isto nos permite estimular uma vida internacional com uma política regional que nutra também o norte da província”, disse o governador.

Na primeira etapa da reabertura da via, será necessário além da reserva em hotel e o teste negativo da doença, o turista precisará baixar o APP Missões Digitais e um passaporte de saúde (certificado de vacinação). Para o teste piloto planejado pelo governo de Misiones, o protocolo elaborado pelo Ministério da Saúde será levantado nos próximos dias, ressalta o portal LaVozDeCataratas.

Única abertura

A medida valerá apenas para a fronteira terrestre unindo Puerto Iguazú e Foz do Iguaçu, deixando para uma segunda etapa a ligação entre a capital provincial Posadas e Encarnación, no Paraguai. “Graças a Deus, com as ações que fizemos, temos o manejo da pandemia aparentemente, porque creio se for aberto vai ser logrado o objetivo do semestre”, disse Herrera Ahuad.

Se for aprovado o teste piloto de reabertura da fronteira, o governador disse que ele e o presidente farão uma declaração pública conjunta. Ao apresentar o pedido para Alberto Fernández, Herrera Ahuad destacou a situação sanitária de Foz do Iguaçu, que está próximo de imunizar contra a covid, 100% da população acima de 18 anos.
Ao mesmo tempo indicou que Puerto Iguazú e a província estão com a situação epidemiológica sob controle. “Por isso, é uma etapa internacional que já com um protocolo de saúde comprovado e eficiente”, ressaltou ele, sobre as medidas adotadas desde o início da pandemia.

Com informações de GDia

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *