O governador Ratinho Junior (PSD) atendeu aos apelos do deputado Estadual Luiz Fernando Guerra (União Brasil) e autorizou, nesta quarta-feira (3), a criação da 12ª Companhia da Polícia Militar em Palmas, no Sudoeste do Paraná.
A medida de Ratinho Junior consta do decreto 11.895/2022. A companhia da PM de Palmas terá como área de atuação os municípios de Clevelândia, Coronel Domingos Soares, Mangueirinha e Mariópolis.
A instalação da estrutura foi possível graças a uma Emenda Orçamentária do deputado Guerra, destinando R$ 5 milhões do Orçamento Geral do Estado.
A conquista é fruto de parcerias com os representantes políticos locais e regionais, entidades civis organizadas, além da atuação da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/Palmas. “Nossos esforços foram recompensados e a segurança pública sudoestina reforçada e valorizada”, destacou o deputado.
A 12ª Cia da Polícia Militar de Palmas passa a ter autonomia administrativa e financeira, descentralizando o planejamento policial, concentrando-o na área da jurisdição da Companhia.
O deputado Luiz Fernando Guerra descreve nos requerimentos que foram aprovados e agora atendidos pelo Governo do Paraná que a nova estrutura de segurança pública contribuirá para a diminuição dos índices de criminalidade, bem como, propiciará que o atual “déficit” de atendimento ao cidadão e de providências quanto ao encaminhamento ao judiciário, não só de flagrantes, assim como, dos Termos Circunstanciados de Infração Penal em menor tempo, para a devida punição aos infratores da Lei, além de melhor servir as Seções Judiciárias, tornando mais eficiente a quantificação do número de policiais militares.
A Companhia Independente de Polícia Militar de Palmas passa a ser estratégica e a unidade contará com mais disponibilidade de recursos financeiros, o que possibilita contar com mais viaturas, maior efetivo policial, armamento e estrutura mais condizente com a realidade e exigências do cenário da segurança pública local e regional; além do que a expectativa das lideranças e instituições é tornar a prestação do serviço mais próximo do cidadão, além do que a Cia Independente passa a ser comandada por um Oficial Major, sendo um quadro a mais na corporação.
Esse é o nosso compromisso com o cidadão palmense, sudoestino e com o Paraná, concluiu o Deputado Luiz Fernando Guerra em manifestação nas suas páginas oficiais.