O Governo do Paraná lamentou a morte, neste sábado (02), de João Lazzarotto, 93 anos, irmão do artista Poty Lazzarotto (1924 – 1998) e responsável pela doação de mais de 4 mil obras do artista ao Estado do Paraná, em 2022, coleção que integra hoje o acervo do Museu Oscar Niemeyer. O sepultamento ocorreu às 15h deste domingo (03) no Cemitério Municipal Água Verde, em Curitiba.
As obras de Poty expressam como nenhum outro artista a alma do Paraná através de cenas do cotidiano. A coleção doada tem mais de 3 mil desenhos e 366 gravuras, além de tapeçarias, entalhes, serigrafias e esculturas doados a todos os paranaenses. A doação foi feita três anos atrás diretamente ao governador Carlos Massa Ratinho Junior, nas comemorações do aniversário de Curitiba – e de nascimento de Poty.
A doação atendeu o desejo do artista de que suas obras ficassem no Estado e em um museu que contasse com todas as condições necessárias para abrigar, preservar e expor as obras, tornando-se um local de referência e de aprofundamento na obra de Poty Lazzarotto.
Realizada pelo MON, em abril de 2024 foi aberta a exposição “Trilhos e Traços – Poty 100 anos”, que ainda pode ser vista no museu, e que, recentemente, foi coroada ao vencer duas categorias do Prêmio ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte), de Melhor Exposição do Ano e Melhor Curadoria. O prêmio é um dos mais importantes no cenário nacional das artes e envolve indicações de 170 críticos de arte de todo o Brasil e destacou as mais contribuições para a cultura nacional em 2024.
Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz