A Agência de Transporte Nacional de Transportes terrestre (ANTT) adiou para o quarto trimestre de 2022 o cronograma para a assinatura dos novos contratos de pedágio nas rodovias do Paraná. Como as atuais concessões terminam no próximo mês de novembro, o Estado deve ficara quase um ano sem pedágio.
Isso quer dizer que será possível ir e voltar, pela BR-277, Foz do Iguaçu à Curitiba sem desembolsar mais de R$ 260,00 nas nove praças. De acordo com o chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Guto Silva, as cancelas permanecerão levantadas até a assinatura do novo contrato (AQUI para relembrar).
Este é o segundo adiamento consecutivo do processo, destaca O Presente. Em abril de 2021, a ANTT já avia adiado a assinatura os contratos do final deste ano para o segundo semestre de 2022, diante do impasse entre p órgão e o governo paranaense sobre o formato do edital de leilão das rodovias.
A proposta original do Ministério da Infraestrutura previa leilão por menor tarifa com desconto limitado a 17% e cobrança de outorga a ser paga pelas empresas.
Após críticas generalizadas de lideranças políticas e empresariais paranaenses o governador Ratinho Júnior (PSD) conseguiu convencer o presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) a mudar o projeto e aceitar o leilão por menor tarifa, sem limite de desconto.
Continue lendo em O presente