Governo promove seminário para agentes culturais de Foz do Iguaçu sobre o Pompidou

O encontro integra o programa-piloto de implantação do futuro Centre Pompidou Paraná e sucede as primeiras ativações no terreno onde o museu será construído

foto 01
Foto: SEEC

A Secretaria de Estado da Cultura do Paraná promove, em 8 e 9 de setembro, em Foz do Iguaçu, o Seminário de Práticas Contemporâneas, com atividades voltadas à formação de agentes culturais da Macrorregião Histórico-Cultural Oeste. O encontro integra o programa-piloto de implantação do futuro Centre Pompidou Paraná e sucede as primeiras ativações realizadas no terreno onde o museu será construído. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário.

A iniciativa busca preparar agentes culturais para participarem do edital “Oficinas de Práticas Contemporâneas do Centre Pompidou Paraná – Macrorregião Oeste”, que esteve em consulta pública entre os dias 15 e 22 de agosto de 2025. A previsão de lançamento é no segundo semestre de 2025.

Com investimento total de R$ 600 mil, o edital prevê a seleção de 30 agentes culturais residentes há pelo menos 12 meses na Macrorregião Histórico-Cultural Oeste do Paraná. Cada projeto contemplado receberá R$ 20 mil para desenvolver dez oficinas ao longo de três meses, totalizando 120 horas de atividades.

Leia também

O objetivo é selecionar agentes culturais para a realização de oficinas voltadas a estudantes da rede pública e à comunidade local, com foco em práticas contemporâneas aplicadas a museus. O edital determina que ao menos 40% das vagas sejam destinadas a pessoas negras, indígenas e/ou com deficiência, em conformidade com as políticas afirmativas da secretaria.

A secretária de Cultura do Paraná, Luciana Casagrande Pereira, destaca a importância do edital no processo de implantação do museu. “O Centre Pompidou Paraná nasce com o propósito de ser um espaço plural, que dialoga com diferentes linguagens e públicos. Esse edital é um passo importante para aproximar a comunidade do museu desde a sua concepção”, afirma.

“Nosso objetivo é que a implantação do Centre Pompidou Paraná aconteça de forma descentralizada e participativa, e para tanto é fundamental que o Estado faça investimento direto na formação cultural da região”, acrescentou ela.

Programação do Seminário de Práticas Contemporâneas:

Local: Estação Cultural Haroldo Alvarenga | Av. Jorge Schimmelpfeng, 69 – Centro – Foz do Iguaçu

08 de setembro (segunda-feira), 19h às 22h

Workshop de Práticas Contemporâneas e Museologia com ênfase em Processos

Educativos

Ministrantes: Carolina Loch e Cauê Donato

09 de setembro (terça-feira), 19h às 22h

Elaboração de Projetos Culturais

Ministrante: Priscila de Morais


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz