Um grupo de estudantes da Northeastern University dos Estados Unidos, passou a tarde desta terça-feira (26/07) no Centro Universitário UDC. Foram recebidos pela reitoria da instituição em uma reunião na sala de vídeo conferências, assistiram a uma apresentação do Grupo de Pesquisa de Engenharia Elétrica UDC (GPEE-UDC) e realizaram uma visita técnica nos Laboratórios do Centro de Estudos e Pesquisas de Arquitetura e Engenharias – CEPE.
Participaram da recepção a Reitora da UDC Profa. Rosicler Hauagge do Prado, o Pró-reitor Prof. Dr. Fábio Prado, o Coordenador de Engenharia Elétrica UDC Prof. Me. Marcelo Henrique Manzke Brandt, o Coordenador de Engenharia Civil UDC Prof. Me. Adriano Risson, o Coordenador de Engenharia Mecânica UDC Prof. Dr. Narco Afonso Maciejewski, o Coordenador de Agronomia UDC Prof. Martin Engler e o Prof. Dr. Breno Carneiro Pinheiro. “Assim como nosso objetivo com a internacionalização é trazer conhecimento dos melhores do mundo para nossos alunos, também abrimos nossas salas de aula para oferecer nosso conhecimento aos estudantes americanos, que tem muito interesse em nossa cultura”, contou o Pró-reitor.
Veja também
- Universitários das Engenharias UDC passam por treinamento para atuar no Laboratório de Infraestrutura da Qualidade da Abrac, ABNT e Inmetro
- UDC realiza quase 7 mil atendimentos sociais gratuitos no 1º semestre
O foco de estudos do grupo da Northeastern University foi em energias sustentáveis e renováveis. O sistema elétrico brasileiro é uma potência nesta modalidade. “Temos o Grupo de Pesquisa de Engenharia Elétrica UDC, que estuda esse tema a fundo. Sentimos muito interesse dos estudantes dos EUA. Alunos da UDC de Foz e Medianeira puderam participar da programação e também interagir com os americanos. Para nós é muito importante que esse intercâmbio cultural ocorra”, completou Prado.
O Prof. da Northeastern University Ph.D. Adam Ekenseair foi quem acompanhou o grupo e disse: “O objetivo é que nossos estudantes possam aprender sobre a cultura e interagir com pessoas ao redor do mundo. Escolhemos a UDC pois, o diálogo é focado em energias sustentáveis e renováveis, e não há melhor lugar no mundo para aprender sobre esse tema e vê-lo na prática no Brasil do que aqui, foi uma experiência incrível”.
Laura Monteiro França uma brasileira que vive nos Estados Unidos e estuda Biotecnologia na Northeastern University comentou a experiência de retornar ao país com o grupo de intercâmbio: “É muito interessante retornar ao Brasil e poder comparar por exemplo, o nosso tema de estudo que é a energia. Ver como ela é aplicada nos EUA e como é aqui, ver que são paralelas, que aqui não fica atrás em nada, pelo contrário. Poder compartilhar com meus colegas a cultura e aprender mais. A apresentação da UDC vai contribuir com nossas ideias para pensarmos em algo novo”.
“A internacionalização da UDC é sempre uma excelente oportunidade. Tanto o Prof. Fábio vai muito aos EUA, como sempre traz estudantes e professores de fora que interagem conosco, e trocamos diversas experiências. Foi importante para demonstrarmos que nossas tecnologias também são avançadas. Não ficamos atrás em desenvolvimento e pesquisa e foi isso que apresentamos ao grupo que visitou a UDC”, disse o Coordenador de Engenharia Elétrica do Centro Universitário UDC Prof. Me. Marcelo Brandt.
O universitário de Engenharia Elétrica do Centro Universitário UDC, Nasser Shehadeh participou da programação: “A apresentação do nosso sistema elétrico foi muito boa, e para o pessoal de fora, que nunca viu isso, foi demais. Interagir com os estudantes de outro país foi muito legal, uma oportunidade imperdível”.
Karel Wassmer, estudante de Engenharia Civil da UDC Medianeira também participou e disse: “Foi muito interessante a interação com os americanos, o networking é muito importante. A UDC sempre traz pessoas de fora e nos oferece as parcerias com universidades de outros lugares. Uma ótima oportunidade”.