Guarda Municipal de Foz do Iguaçu adere ao Sinesp CAD do Ministério da Justiça

WhatsApp
Facebook

Viaturas serão dotadas de tablets que irão facilitar o acesso as informações sobre suspeitos ou veículos furtados ou roubados; As ocorrências hoje são feitas em ficha escrita manualmente

A Guarda Municipal de Foz do Iguaçu aderiu, nesta quarta-feira (13), ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp CAD), desenvolvido há três anos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O ato, coordenado pelo Secretário Tenente Coronel Marcos Antonio Jahnke (Segurança Pública), contou com participação dos órgãos e setores públicos que tem integração com a Central de Operações da GM. O novo procedimento vai agilizar a identificação de veículos objeto de furtos e roubos, informações sobre criminosos, dentre outros dados.

O Sinesp CAD é uma solução de suporte a serviços públicos emergenciais, permitindo a integração do atendimento de forças de segurança pública e outros órgãos como Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, SAMU, PRF, Guardas Municipais, otimizando a gestão de recursos e diminuindo o tempo de resposta, além de melhorar o planejamento operacional, detalharam os analistas de negócios do MJ, Alan Cardek Marques e Clodoaldo Bandeira da Silva, em reunião com autoridades. O sistema está instalado em aproximadamente 80 Guardas Municipais de 25 entes da federação, ressaltaram.

Leia também

Foz do Iguaçu é o segundo município do Paraná a aderir ao sistema – o primeiro foi Maringá, nesta terça-feira (12). A iniciativa vai ampliar a união das forças de segurança pública e o planejamento operacional conjunto. Com o Sinesp CAD, o sistema de monitoramento da Guarda Municipal poderá acompanhar o andamento das ocorrências, desde o chamado até a finalização.

“Este sistema vai modernizar e informatizar dados operacionais para a nossa GM de Foz do Iguaçu. Hoje, o registro de ocorrências tem um sistema próprio, mas que não é tão abrangente como este e não é interligado a nenhum outro sistema de informações e banco de dados do Brasil”, ressaltou Jahnke. As ocorrências, segundo ele, são registradas ainda numa ficha escrita manualmente. “Então, este sistema é todo online, já pleiteamos a Secretaria de Tecnologia de Informação tablets para disponibilizar nas viaturas”.

Multiplicadora

“Estes equipamentos, ligados neste sistema apresentado hoje, vão agilizar em muito os atendimentos da GM e beneficiar toda nossa cidade”, comentou. A GM de Foz, na avaliação do secretário de Segurança Pública, poderá ser multiplicadora deste sistema com as outras guardas da região Oeste, como São Miguel do Iguaçu, Cascavel, Toledo, Guaíra… “Onde tenha a instituição, podemos ser intermediadores deste contato, uma vez que somos a segunda do Paraná a receber este sistema”.

Para buscar uma informação específica sobre criminosos ou furtos de veículos, a Guarda Municipal de Foz do Iguaçu precisa pedir auxílio para outras forças que muitas vezes não estão disponíveis naquele momento de uma abordagem, de uma prisão. “Assim não, vai ter tudo isto num sistema, lança um nome, placa de veículo, RG e tem todas as informações na tela do computador”, completou Jahnke.

Abrangência

De acordo com Alan Cardek, o Sinesp CAD atende mais de 150 agências em todo país, tem abrangência em 25 unidades federativas e mais de 14 milhões de registros. “Isto é uma grande quantidade de informações de segurança pública que está disponível a todos aqueles que atendem emergências, para facilitar o atendimento ao cidadão. Foz é a pioneira no sistema na região e poderá trabalhar de forma integrada com outras instituições e ser o município responsável por expandir o sistema”, concluiu o analista do MJ.

Pelo novo sistema, as ocorrências recebidas pelo telefone 153 serão disponibilizadas em tempo real para as forças de segurança pública interligadas com Foz do Iguaçu. Os processos de atendimento, despacho e fechamento das ocorrências serão otimizados, o que irá garantir ainda mais agilidade no tempo de resposta para a população. A Central de Operações da GM já conta com um sistema de monitoramento, com câmeras em pontos estratégicos do município.

O novo sistema está sendo implantado sem custos à Prefeitura, uma vez que é desenvolvido e mantido pelo MJ, e integra todas as forças de segurança pública. Participaram da reunião diretores da Secretaria e representantes da Corregedoria da Secretaria de Segurança Pública, do Centro Integrado de Operações de Fronteira (CIOF), da Receita Federal (RF), do 14º Batalhão da Polícia Militar (14ªBPM) e da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *