Segundo o meteorologista, halo solar é um fenômeno óptico que se forma através dos cristais de gelo das nuvens mais altas e pode ser observado em dias com tempo firme.
Um halo solar fez com que os olhares de moradores do interior do Paraná se voltassem para o céu. O fenômeno chamou a atenção ao brilhar na sexta-feira (27) e neste sábado (28).
Os registros foram feitos em Palotina, Assis Chateaubriand, Cafelândia, Guaíra, no oeste do Paraná, Coronel Vivida, São João, no sudoeste, Ibiporã, Londrina, ambas no norte, Campina da Lagoa e Campo Mourão, no centro-oeste.
Um deles foi do Edson Yokota. Ele contou que fez questão de fotografar porque nunca tinha visto nada parecido antes, como um arco-íris em torno do sol.
Reflexo em cristais de gelo
De acordo com o meteorologista Paulo Hofacker, o halo solar é um fenômeno óptico que se forma através dos cristais de gelo das nuvens do tipo Cirrostratus, que são as mais altas da atmosfera.
Ele explica que a situação acontece quando a luz do sol incide sobre as nuvens de cristais de gelo, assim, ocorre uma refração que proporciona a dispersão da luz solar. Ao olho nu, esse processo aparece com cores semelhantes ao do arco-íris ao redor do sol.
O halo solar acontece em tempos mais firmes, geralmente, antes da chegada de uma frente fria sobre a região, conforme o meteorologista.
O fenômeno é comum, entretanto, pode não ser notado com tanta frequência por causa da claridade do dia.
Por: G1