O Museu Tierra Guaraní de Itaipu Binacional sediará o IV Congresso Paraguaio de Museologia, organizado anualmente pela Associação Paraguaia de Museólogos e Trabalhadores em Museus (AMUS). A atividade acontecerá em Hernandarias, de 15 a 17 de outubro deste ano.
O objetivo do encontro é divulgar o trabalho realizado pelos museus paraguaios e oferecer espaços para apresentação de projetos e pesquisas realizadas por especialistas nacionais e internacionais.
Este ano, de acordo com as medidas de saúde, o Congresso será realizado de forma mista, com vagas limitadas e obedecendo aos protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde Pública para esse tipo de evento. As inscrições e o prazo para apresentação dos resumos dos trabalhos encontram-se atualmente habilitados.
Os interessados em participar de qualquer uma das modalidades podem se inscrever no site do AMUS: https://www.asociacionmuseologosparaguayos.com/inicio.
As apresentações serão divididas em três áreas temáticas. O primeiro denomina-se “O museu e o seu património”, que abordará aspectos relacionados com a investigação, restauro e musealização dos elementos que constituem o acervo museológico. O segundo trata de “O museu e sua arquitetura”, apresentando as experiências museológicas ligadas tanto aos roteiros quanto aos edifícios museológicos. A terceira apresenta “O museu e seu público”, abordando experiências didáticas, estratégias de trabalho com as comunidades e tudo o que faz o trabalho do museu com quem o visita.
O palestrante deverá planejar uma apresentação pública de seu trabalho em aproximadamente 30 minutos, preferencialmente utilizando meios audiovisuais digitais, como apresentações em PowerPoint, vídeos digitalizados ou fotos.
Os interessados em enviar propostas de trabalhos podem fazê-lo até segunda-feira, 20 de setembro de 2021. As inscrições para participantes na modalidade presencial ficarão abertas até o preenchimento das cotas estabelecidas. Posteriormente, só será possível participar online.
As informações são de La Clave