Homem de 59 anos que morreu em UPA de Foz pode ser primeira vítima fatal de intoxicação por metanol no Paraná

O histórico de ingestão de bebida alcoólica que evoluiu a óbito ainda no pronto atendimento. Material foi encaminhado para análise laboratorial

upa joao samek
Homem deu entrada na UPA João Samek na terça-feira, 14 (Foto: Divulgação/PMFI)

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) divulgou, nesta quarta-feira (15), a existência de uma suspeita de óbito após intoxicação por metanol em Foz do Iguaçu.

Trata-se de um homem de 59 anos, que deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) João Samek na terça-feira (14), com histórico de ingestão de bebida alcoólica e evoluiu a óbito ainda no pronto atendimento. 

De acordo com o boletim, foi realizada coleta de material para análise laboratorial e a Sesa aguarda o resultado.

Leia também

Secretaria de Saúde confirma mais um caso de intoxicação por metanol no Paraná

O secretário de Saúde em exercício, César Neves, relatou as ações realizadas no Paraná desde a informação divulgada pela Polícia Federal de casos no estado de São Paulo. 

Na ocasião, a Sesa já criou um comitê interno para analisar a situação, fazer o levantamento de quantas doses de etanol 99%, antídoto usado no tratamento, havia no estado e estabeleceu reuniões com o Ministério da Saúde para alinhar a forma de fornecimento de antídotos para os estados.

Panorama

As ações desenvolvidas pelo Governo do Estado no enfrentamento dos casos de intoxicação por metanol foram apresentadas nesta quarta-feira (15) durante uma audiência pública realizada pela Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda da Assembleia Legislativa do Paraná.

O Paraná já confirmou quatro casos, todos de Curitiba. Dois pacientes de 71 e 36 anos já receberam alta e dois seguem internados na Capital. Destes, uma mulher de 41 anos, está em estado grave mas estável, e um homem de 60 anos, permanece estável e apresentando melhoras.  

Ao todo, o Paraná já registrou 17 notificações, sendo quatro casos confirmados, 12 descartados e um óbito ainda em investigação. Nesta quarta a pasta descartou um caso suspeito de Piraquara, de um homem de 41 anos.

Leia mais das ações da Sesa no site da AEN


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz