Homem de 68 anos com mais de uma doença crônica é a principal vítima da Covid-19 em Foz do Iguaçu

WhatsApp
Facebook
Imagem ilustrativa

Perfil traz informações dos 42 moradores que morreram pela infecção desde o dia 26 de abril

Os pacientes do sexo masculino, com idade média de 68 anos e com comorbidade (mais de uma doença crônica) são as principais vítimas da Covid-19 em Foz do Iguaçu. A cidade chegou esta semana a aproximadamente quatro mil casos confirmados e 42 óbitos em decorrência da doença do novo Coronavírus.

As afirmações tem como base um perfil elaborado pelo GDia, sobre os dados do Boletim Coronavírus produzido diariamente pela Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.

Foz do Iguaçu registrou o primeiro óbito no dia 26 de abril. A vítima, um paciente do sexo masculino de 55 anos, morreu internado no Hospital Municipal Padre Germano Lauck. De acordo com o Painel, ele sofria de hipertensão arterial sistêmica.

As duas últimas vítimas – uma mulher de 62 anos e um homem de 67 anos, foram registradas no boletim da Vigilância Epidemiológica de quarta-feira (12). Ambos estavam internados no Hospital Municipal. Ela estava desde o dia 24 de junho, deu entrada com dispneia e diarreia.

O quadro clínico da mulher se agravou com pneumonia e evoluiu para óbito. A paciente era hipertensa e possuía problemas renais. O homem estava internado desde o dia 26 de julho com sintomas respiratórios. O quadro se agravou com pneumonia e infecção generalizada. O idoso era hipertenso e diabético.

Comorbidades
Acumular duas ou mais doenças crônicas são características comuns entre a maioria das pessoas que morreram por complicações da Covid-19. Os registros indicam que elas sofriam de hipertensão, diabetes, asma, fibrose cística, alzheimer, doença pulmonar, insuficiência cardíaca e renal, miocardiopatia hipertrófica, doença de chron entre outras.

O sexo masculino, segundo o acompanhamento, é o mais afetado pela doença do novo Coronavírus. Ao todo, 29 homens, mais que o dobro de mulheres (13 no total), já morreram devido complicações clínicas provocadas pela doença.

De acordo com os dados do boletim, a faixa etária média dos pacientes é 68. A constatação pode sofrer alteração, uma vez que uma das vítimas (o terceiro óbito da cidade registrado no dia 23 de maio) não consta a idade.

Mortes
A maioria dos óbitos de moradores da cidade ocorreram ou no Hospital Municipal ou no Hospital Ministro Costa Cavalcanti. Houve ainda o registro de um óbito em hospital de São Miguel do Iguaçu e um na residência da vítima.

De acordo com o acompanhamento da Vigilância Epidemiológica, no mês de abril foram registrados dois óbitos e outro em maio. Em junho foram registradas oito mortes em decorrência da Covid-19.

O mês de julho apresentou a maior evolução, com 20 óbitos no total. Nos primeiros 13 dias de agosto, já foram registrados 10 mortes e um ainda está em investigação.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *