Homicídios dolosos caem 32,4% em Foz do Iguaçu

WhatsApp
Facebook

Os homicídios dolosos (quando há intenção de matar) caíram em 32,4% nos primeiros cinco meses deste ano em Foz do Iguaçu. De primeiro de janeiro a 31 de maio, foram registrados 25 casos de crimes contra a vida. No mesmo espaço de tempo em 2020, foram 37 ocorrências. No ano passado, mais de 71% deste tipo de delito foi solucionado pelos órgãos de segurança.

Os dados acima são do Centro de Análise, Planejamento e Estatística da Secretaria Estadual da Segurança Pública e Administração Penitenciária. Os índices mostram uma tendência de queda dos homicídios dolosos e feminicídios a partir do segundo semestre do ano passado.

O período coincide com o aumento das ações ostensivas contra festas clandestinas e aglomerações. As operações, que atendem denúncias feitas pela população através do aplicativo 156 Foz, envolvem fiscais da Vigilância Epidemiológica, Secretaria Municipal da Fazenda e agentes oficiais da Guarda Municipal e da Polícia Militar.

De acordo com o balanço comparativo de vítimas, Foz do Iguaçu teve 74 homicídios dolosos no ano passado, estabilidade ante as ocorrências de 2018 e 2019, com 88 e 70 registros, respectivamente. Metade dos crimes contra a vida nos primeiros cinco meses do ano passado (média de 7,4 por mês), ocorreu no período em que teve início a pandemia do coronavírus.

A partir de junho até 31 de dezembro de 2020, houve uma uma tendência de queda neste tipo de delito com os mesmos 37 registros – média de 5,2 por mês. Em 2021, de janeiro a maio, a média foi de cinco homicídios por mês, totalizando 25 casos.

Ações ostensivas

A delegada Iane Cardoso, titular da Delegacia de Homicídios, acredita que a redução no número de homicídios está relacionada às ações dos órgãos de segurança e vigilância sanitária durante a pandemia. “Aumentou o número de operações policiais e também ao fato da resposta sobre as investigações de homicídios”, disse.

De acordo com a Iane Cardoso, contribui para isto também a presença mais ostensiva dos órgãos de segurança nas ruas e a solução dos crimes, resultando nas prisões de suspeitos e autores. “O que acaba inibindo de certa forma a prática criminosa”, completou.

No ano passado, a Polícia Civil desvendou mais 71% dos crimes de homicídios em Foz do Iguaçu. O número supera a última taxa da Federal Bureau of Investigation (FBI) de elucidação nos EUA, que é de 62,3% e foi divulgada em 2018.

Homicídios em Foz

2018 = 88
2019 = 70
2020 = 74
2021 = 25 (até maio)

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *