O horário de verão 2023/2024 do Paraguai termina no próximo domingo, 24, quando os relógios devem ser atrasados em uma hora em diversas regiões do país.
À meia noite os relógios devem ser atrasados para as 23 horas, mudança que afeta estados das regiões Sul, Sudeste, e Centro-Oeste e municípios do Norte e Nordeste.
O horário de verão, adotado como medida para economia de energia elétrica, teve início no dia 15 de outubro do ano passado.
Durante esse período, os relógios foram adiantados em uma hora. No entanto, debates sobre a eficácia e a necessidade dessa prática têm se intensificado nos últimos anos, levando alguns países a abandoná-la.
Leia também
Segundo o Ministério de Minas e Energia, os consumidores devem ficar atentos aos ajustes em aparelhos eletrônicos que não são atualizados automaticamente, como alguns modelos de relógios, computadores e sistemas de segurança. Além disso, é recomendável ajustar o horário em dispositivos móveis e em veículos que contam com sistemas de navegação.
Com o fim do horário de verão, espera-se uma adaptação gradual por parte da população aos novos horários de atividades cotidianas, como trabalho, escola e transporte público.
Apesar de algumas controvérsias, a mudança no relógio é uma prática recorrente em muitos países e uma questão que continua a ser debatida em diversos setores da sociedade.