Espaço recebeu nova estufa e melhorias em toda a estrutura; população poderá buscar mudas nas terças e quintas-feiras
A partir desta terça-feira (20), a população de Foz do Iguaçu poderá buscar doações de mudas no Horto Municipal, que será reaberto ao público. O espaço passou por uma ampla reforma executada pela prefeitura e receberá, em breve, novas estruturas voltadas à educação ambiental.
As doações de mudas são feitas às terças e quintas-feiras, das 8h30 às 13h30. Os interessados precisam assinar um termo de responsabilidade de plantio e cuidado com as mudas, e a doação é registrada no sistema da Secretaria de Meio Ambiente. No ano passado, mesmo com a pandemia, centenas de mudas foram entregues à população.
A revitalização do Horto contemplou uma nova estufa, que multiplicará a capacidade de cultivo em mais de 10 mil mudas, bem como o tempo de vida das espécies. Isso significa que a doação das mudas poderá ser ampliada.
“O Horto é um espaço muito procurado pela população para doação de mudas e também para a visitação. Em respeito a esse espaço que possui 43 anos de existência, fizemos uma grande revitalização para melhor atender ao público e ainda estamos trabalhando nas estruturas de educação ambiental, que terão um papel fundamental para o município”, destaca a secretária do Meio Ambiente, Ângela Vieira.
Melhorias
Foram reformadas as estruturas físicas, como a sala administrativa; refeitório; recepção; local para armazenamento de telhas usadas, que estão sendo reaproveitadas na contenção de canteiros de flores em áreas públicas; e revitalização do espaço de armazenamento de flores e mudas de árvores.
Foi instalada, recentemente, uma cisterna para captação de água da chuva, a fim de promover a sustentabilidade na irrigação das espécies cultivadas. O projeto contou com o apoio de alguns trabalhadores do Patronato Municipal, que estão sendo reinseridos no mercado de trabalho e desempenhando atividades na manutenção do local.
“O Horto Municipal é um espaço simbólico da preservação e da valorização do meio ambiente em Foz do Iguaçu, além de ter o objetivo de ser um local de educação ambiental. Por isso, fizemos melhorias para deixar o Horto um ambiente ainda mais adequado e agradável para ser usufruído por toda a população da cidade”, destacou o prefeito Chico Brasileiro.
Trilha sensorial
Uma trilha sensorial e uma trilha por entre a mata estão sendo estruturadas como instrumentos de educação ambiental do Horto. Em breve, a comunidade poderá realizar os passeios guiados no local. As trilhas têm o objetivo de sensibilizar para as questões ambientais, em especial sobre a flora e fauna local e a inter-relação do homem e a natureza.