Hospital Ministro Costa Cavalcanti comemora mais duas altas de pacientes recuperados da covid-19. Já o Hospital Municipal comemorou três altas no final de semana
O Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), mantido pela usina de Itaipu, festeja mais duas altas de pacientes de covid-19 nesta segunda-feira, 29, por volta das 10 horas.
Antônio Carlos de Oliveira, de 58 anos, foi internado no HMCC no dia 18 de junho, com insuficiência respiratória aguda grave, em decorrência da covid-19. Devido às comorbidades apresentadas pelo paciente e o estágio do comprometimento pulmonar na chegada ao hospital, recebeu uma nova terapia no combate ao novo coronavírus por ventilação mecânica não invasiva (VNI). Essa tipo de suporte não requer a intubação para utilizar o ventilador respiratório. “Esta terapia oferece maior conforto ao paciente e possibilita uma alta hospitalar mais rápida”, explicou o diretor técnico do HMCC, Rodrigo Romanini. Segundo ele, esta alta hospitalar ocorreu em tempo recorde, pois o paciente chegou em estado grave, transferido de outro hospital do município, apresentando quadro de diabete, hipertensão arterial e dengue. “ Com a aplicação do Protocolo do Núcleo de Inteligência de Combate ao Covid-19 do HMCC, obtivemos sucesso”, disse o médico.
Já a outra alta, trata-se de paciente de 23 anos, internada há sete dias, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que preferiu não se identificar.
Com aplausos, ambos deixaram o centro hospitalar. “Muito obrigado pelo atendimento prestado e todo carinho que a equipe de profissionais prestaram no meu caso, disse Antonio. Bastante emocionado abraçou a família cheia de saudades.
Hoje, o hospital tem sete pacientes internados na Unidade de Tratamento da Covid-19. Seis são de leitos de UTI e um de semi-intensivos.
Fotos: Débora Black
Hospital Municipal registra três novas altas de pacientes recuperados da Covid-19
Três altas de pacientes recuperados do novo Coronavírus renovaram a esperança das equipes do Hospital Municipal Padre Germano Lauck (HMPGL), de Foz do Iguaçu, durante o final de semana. Uma paciente de 68 anos, moradora de Foz teve a alta médica na última sexta-feira (26). Já no domingo (28), uma criança indígena de 9 anos, moradora de São Miguel do Iguaçu, e um homem de 40 anos, também de São Miguel, receberam as altas e deixaram a unidade hospitalar sob aplausos.
A criança indígena, de apenas 9 anos, foi levada ao hospital municipal pelo SAMU no dia 24 de junho com a suspeita de abscesso periamigdaliano, uma infecção aguda da faringe. Com casos da doença já confirmados na aldeia onde o menino vive, ele foi submetido ao teste que comprovou a presença da Covid-19.
A criança conta que chorou quando soube do resultado do exame, mas que o acolhimento e o tratamento da equipe do hospital ajudaram a proporcionar uma rápida recuperação. “O pessoal do hospital me tratou bem e fiz amigos aqui”, disse o menino, que chegou a convidar os profissionais da saúde para visitá-lo na aldeia. Após quatro dias de internamento, ele recebeu alta e já retornou para casa, acompanhado da mãe e outros familiares neste domingo (28).
Um homem de 40 anos, morador de São Miguel do Iguaçu, também recebeu alta no domingo (28). Ele foi levado pelo SAMU até o hospital, no dia 21 de junho, após a piora nos sintomas. Ele já havia testado positivo para a doença na cidade de origem. “O tratamento no Hospital foi ótimo, eu estava mal mesmo, com dor de cabeça, dor nas costas, tava tossindo demais e com falta de ar. Agora, graças a Deus, já estou melhor”, relatou.
A moradora de Foz do Iguaçu, uma mulher de 68 anos, ficou internada no Hospital Municipal durante uma semana, quando recebeu a notícia da alta médica, na sexta-feira (26). Inicialmente ela foi atendida e medicada em uma Unidade de Pronto Atendimento do município, mas com a persistência dos sintomas foi internada no Hospital Municipal no dia 19 de junho. A paciente relatou que não teve contato com casos confirmados ou suspeitos da doença.
Os três pacientes não fizeram uso de ventilação mecânica e permaneceram internados na enfermaria da ala Covid; a criança na ala pediátrica.
O Hospital Municipal Padre Germano Lauck já contabilizada 48 altas de pacientes recuperados da COVID-19, desde o início da pandemia. Somadas aos números do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), Foz já registra 55 altas hospitalares.